1ª. Corrida Ambiental Adventure é uma corrida Cross Country do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental em comemoração ao 34º aniversário da BPMPA. A corrida acontecerá no dia 15 de Outubro de 2017, na Passagem da Conceição, em Várzea Grande/MT, e terá percursos de 07 Km e 14 km em vias não - pavimentadas (off-road), e tem como objetivo proporcionar um elevado espírito de aventura e liberdade, graças ao intenso contato com a natureza durante a prova.


Nome do Evento: 1ª. Corrida Ambiental Adventure - EDIÇÃO 2017

Kit do Atleta.: Camiseta*, chip de cronometragem, número de Peito, Medalha para todos os que concluírem

* Apenas para opção COM CAMISETA.

Premiação:

1 – Premiação: 1º, 2º e 3º Lugar GERAL (Masculino e Feminino). 
2 – Premiação: 1º Lugar PCD (Masculino e Feminino).
3 – Premiação: 1º Lugar de cada Faixa etária. (veja Faixas etárias no regulamento)


REGULAMENTO GERAL DO EVENTO “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE” 2017
1)     FINALIDADE
O presente regulamento tem por finalidade estabelecer as normas a serem cumpridas pelos atletas que participarão da “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE”, evento este que tem por finalidade promover e incentivar a prática da corrida de rua na cidade de Várzea Grande, beneficiando atletas da nossa cidade e de todo o Estado de Mato Grosso.
2)    PROVA
A “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE” será realizada no dia 15 de Outubro de 2017, organizada pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).
3)    PERCURSOS
Os Percursos serão de 07 km e de 14 km, em estrada não-pavimentada (off-road ou trial run), conforme Mapa em anexo.
4)    LARGADA
A prova terá início com a largada às 07h00min para ambos os percursos e ambos os sexos, e às 06h45min para as pessoas com deficiência (PDC) inscritas.
5)    INSCRIÇÕES, PRAZOS E VALORES
a)    As inscrições para a “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE” serão feitas em 04 (quatro) lotes:
1º Lote – 14/08 a 01/09;
2º Lote – 02/09 a 15/09;
3º Lote – 16/09 a 30/09; e
4º Lote – 01/10 a 14/10.
b)    A prova “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE” terá dois modelos de inscrição, que contemplam o atleta com:
1º kit: número de peito, chip e camiseta alusiva ao evento; ou
2º Kit: número de peito e chip.
c)    As inscrições realizadas durante o 4º e último lote contemplarão apenas o 2º Kit, ou seja, SEM camiseta alusiva ao evento;
d)    Valores de inscrições para a prova “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE”: 
R$ 60,00 (Sessenta reais) para corredores individuais, COM camiseta do evento;
R$ 45,00 (Quarenta e cinco reais) para corredores individuais, SEM camiseta do evento;
R$ 51,00 (Cinquenta e um reais) para corredores inscritos em equipe/assessoria, COM camiseta do evento; e
R$ 36,00 (Trinta e seis reais) para corredores inscritos em equipe/assessoria, SEM camiseta do evento.
e)    Os valores de inscrições poderão ser reajustados de acordo com as mudanças de lotes aqui definidas;
f)    Na prova “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE” só será aceita a inscrição de atletas com idade mínima de 18 anos, considerada a idade do atleta em 15 de Outubro de 2017;
g)    EXCESSÃO PARA OS ATLETAS MENORES DE IDADE: A participação dos atletas menores de 18 anos na “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE”, só será permitida a atletas com idade superior a 15 anos, completos no dia da prova – 15/10/2017 e estará condicionada à autorização por escrito com firma reconhecida dos pais ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de identidade do responsável e do menor que será retido pela organização no momento da retirada do kit. O evento não contemplará premiação a nenhuma categoria abaixo dos 18 anos;
h)    As inscrições serão feitas pela INTERNET no site www.morro-mt.gov.br e presencialmente, apenas nos dois últimos dias de inscrição, correspondentes ao período de retirada dos kits.
6)    CATEGORIAS 
a)    Podem participar da “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE” atletas de ambos os sexos com idade mínima de 15 anos, conforme descrito no item 5.e. deste regulamento, inscrevendo-se na PROVA, nas seguintes categorias: CATEGORIA GERAL MASCULINO e CATEGORIA GERAL FEMININO, considerando-se as respectivas FAIXAS ETÁRIAS; e CATEGORIA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD);
b)    A “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE” contemplará, somente na prova de 07 km, vagas para corredores com deficiência, os quais deverão apresentar documento comprobatório para a categoria específica.
7)    REGRAS GERAIS
a)    Informações: a Organização não se responsabiliza pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição, cabendo ao atleta ou ao responsável o ônus por qualquer item que afronte o regulamento do evento. Mediante a constatação de fraude na inscrição, o atleta será desclassificado sem nenhum direito a recurso;
b)    Declaração de saúde: Ao se inscreverem no evento, através do preenchimento e assinatura das fichas de inscrição ou equivalente (ofícios, listagens de equipes), os participantes estarão automaticamente se declarando aptos e devidamente preparados para participar, tornando isentos a Organização, patrocinadores, apoiadores e demais órgãos públicos ou privados envolvidos no evento, em seu nome e seus sucessores, de quaisquer problemas de saúde que porventura ocorram a eles em função da participação na corrida, bem como se declaram conhecedores dos itens deste regulamento e com os quais concordam plena e integralmente;
c)    Ao participar do evento, o atleta assume a responsabilidade pelo fornecimento de seus dados e aceita integralmente o Regulamento Geral da Prova, participando por livre e espontânea vontade, e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, treinamento, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma;
d)    Ao participar deste evento, o atleta cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena a organização do evento, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com os direitos de televisão, impressos, internet ou outros meios eletrônicos, podendo a mesma, inclusive, ceder, a quem melhor lhe aprouver, gratuitamente ou não;
e)    Serão colocados à disposição dos participantes inscritos os serviços de sanitários e guarda-volumes, devidamente sinalizados, na região de largada/chegada;
f)    A Organização recomenda que não sejam deixados valores nos guarda-volumes (Exemplo: relógios, celulares, roupas e acessórios de alto valor, cartões de crédito, cheques, dinheiro e etc.), por tratar-se de um serviço de cortesia;
g)    Não haverá reembolso por parte da Organização, bem como de seus patrocinadores, apoiadores oficiais e parceiros de segmento, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes do evento, independente de qual for o motivo, nem por extravio de materiais ou prejuízo que eventualmente os atletas venham a sofrer durante a participação na prova;
h)    A Organização poderá suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior;
i)    Atendimento médico: haverá unidade móvel de atendimento médico (AMBULÂNCIA), pronta para atendimento ao atleta se for necessário;
j)    Postos de hidratação: serão disponibilizados postos de abastecimento na área de largada, nos percursos não ultrapassando 2,5 Km; entre cada posto, e na área de largada/chegada;
k)    Reclamação e protesto: quaisquer reclamações ou protestos só serão aceitos por escrito à organização do evento até 30 minutos após a divulgação do resultado oficial;
l)    Todos os atletas deverão passar por pontos de controle nos seus respectivos percursos, sob pena de desclassificação ao não cumprir tal regra. Os pontos de controle serão eletrônicos ou por controle de fitas, e o atleta que não apresentar passagem por controle eletrônico ou que não apresentar as fitas de controle estará automaticamente desclassificado.
8)    REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO
a)    A Prova terá duração máxima de 02h30min (duas horas e trinta minutos) para ambos os sexos, e pessoas com deficiência, sendo a área da linha de chegada e seus equipamentos/serviços desligados/desativados após este período. O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor;
b)    A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e a coordenação proverá pessoal para a orientação aos participantes;
c)    Para os casos de emergência serão disponibilizados serviço de ambulância para os participantes. O atendimento médico de emergência será efetuado em hospitais da rede pública na cidade de Cuiabá/MT e Várzea Grande/MT;
d)    Impedimento legal: quando um atleta for declarado suspenso ou impossibilitado de participar de provas pela IAAF, CBAt, FAMT, Justiça Desportiva ou, ainda, pela Justiça Comum, não poderá ser inscrito na competição. Caso venha conseguir a inscrição por meios ilegais, omitindo sua condição de “suspenso” ou “impossibilitado”, sua inscrição e eventual classificação serão consideradas sem efeito;
e)    Desclassificação – o atleta será desclassificado nos seguintes casos:
1- quando houver troca de número ou do chip eletrônico;
2- ceder o número, chip eletrônico a outro atleta inscrito ou não inscrito na prova;
3- deixar de passar nos pontos determinados como “pontos de controles”;
4- largar antes da autorização do diretor da prova; pular grades ou adentrar a pista ilegalmente durante a largada;
5- empurrar, cortar caminho, pegar carona ou outras formas de burlar as normas da prova para alcançar qualquer tipo de vantagem;
6- desacatar outro atleta, o público, a arbitragem ou os organizadores.
f)    Não haverá pagamento de cachê para nenhum ATLETA;
g)    A Organização reserva-se ao direito de incluir no evento ATLETAS especialmente convidados;
h)    A idade a ser considerada, obrigatoriamente, para efeito de classificação por faixa etária é a que o atleta terá em 15 de Outubro de 2017.
9)    RETIRADA DO KIT
a)    A retirada dos Kits da “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE” será realizada em local a ser definido, durante os dois últimos dias de inscrições (13 e 14 de Outubro de 2017);
b)    Obrigatoriedade – Todos os atletas devidamente inscritos na prova estão obrigados, sob pena de desclassificação, a utilizar o chip de forma correta e o número de inscrição, corretamente fixado e aberto na parte frontal da camiseta;
c)    A retirada do kit, pelo atleta, deverá ser feita pessoalmente, através da apresentação obrigatória da ficha de inscrição ou de um documento de identificação oficial com foto;
d)    A colocação do chip é de responsabilidade de cada atleta, que deverá verificar o modo correto de inseri-lo no tênis.
10)    PREMIAÇÃO
a)    As premiações para a Categoria Geral e Pessoa Com Deficiência serão feitas no local da prova, imediatamente após o fim da mesma:
PREMIAÇÃO CATEGORIA GERAL 07 km e 14 km
1º Lugar Geral Masculino e Feminino - Medalha de participação e Troféu 
2º Lugar Geral Masculino e Feminino - Medalha de participação e Troféu
3º Lugar Geral Masculino e Feminino - Medalha de participação e Troféu 
PREMIAÇÃO PESSOA COM DEFICIÊNCIA 07 km
1º Lugar Geral - Medalha de participação e Troféu 
b)    As premiações por FAIXA ETÁRIA serão feitas no dia 18 de Outubro de 2017, na sede do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA):
PREMIAÇÃO FAIXA ETÁRIA 07 km e 14 km
1º Lugar Faixas Etárias Masculino e Feminino – Medalha de participação e Medalha Especial
 
c)    Não haverá acúmulo de premiação em nenhuma prova, de modo que os atletas que tiverem recebido premiação geral estarão excluídos da premiação por faixa etária;
d)    Os atletas que não comparecerem nas datas e horários oficiais para a entrega das respectivas premiações, perderão o direito às mesmas.
11)    FAIXAS ETÁRIAS
a)    A “1ª CORRIDA AMBIENTAL ADVENTURE” será dividida nas seguintes FAIXAS ETÁRIAS: 
– Provas 07 km e 14 km 
CATEGORIA: Masculino e Feminino
FAIXAS ETÁRIAS – Idade
18 a 22 anos     - 45 a 49 anos
23 a 31 anos - 50 a 54 anos
32 a 39 anos - 55 a 59 anos
40 a 44 anos     - Acima de 60 anos
12)    CONSIDERAÇÕES FINAIS
a)    A inscrição, firmada pelo atleta, importa na declaração de conhecimento e aceitação de todo o conteúdo do presente regulamento, não podendo, via de consequência, em momento algum, alegar ignorância ou desconhecimento das condições aqui estipuladas;
b)    O presente regulamento segue as regras gerais de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo estando devidamente aprovado;
c)    Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por critério da direção geral da prova, não cabendo qualquer outra apelação.

Realizador:....: BATALHÃO DE POLICIA MILITAR DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (BPMPA)

Organizador...: VILMAR VARGAS

Contatos......: (65) 99979-7271

E-mail........: ambientaladventure2017@gmail.com