OBJETIVO
Promover um movimento social entre a sociedade, professores, estudantes e funcionários, tendo a corrida de rua como possibilidade de experiência urbana na área verde favorável à qualidade de vida, oportunizando entretenimento e pratica saudável de exercício físico ao ar livre e fomentar o turismo na região de beira são Gonçalo e parque Zé bolo flor.
Conscientizar a sociedade em geral à pratica de desporto, e preservação do meio ambiente e podemos estar juntos para comemorarmos os 13 anos da Fato Educacional.

PROMOÇÃO, APOIO E PATROCÍNIO.
A 1ª corrida Fato 10k será promovida pela Fato Educacional, e contarão com apoio do Corpo de Bombeiro Militar, da Polícia Militar, Prefeitura municipal de Cuiabá, Federação Mato-Grossense de Atletismo/FAMT e patrocinadores do evento.

REGULAMENTO


1.OBJETIVO
Promover um movimento social entre a sociedade, professores, estudantes e funcionários, tendo a corrida de rua como possibilidade de experiência urbana na área verde favorável à qualidade de vida, oportunizando entretenimento e pratica saudável de exercício físico ao ar livre e fomentar o turismo na região de beira são Gonçalo e parque Zé bolo flor.
Conscientizar a sociedade em geral à pratica de desporto, e preservação do meio ambiente e podemos estar juntos para comemorarmos os 13 anos da Fato Educacional.

 


2. PROMOÇÃO, APOIO E PATROCÍNIO.
A 1ª corrida Fato 10k será promovida pela Fato Educacional, e contarão com apoio do Corpo de Bombeiro Militar, da Polícia Militar, Prefeitura municipal de Cuiabá, Federação Mato-Grossense de Atletismo/FAMT e patrocinadores do evento.

 


3. PROVA
Data: 1ª Corrida Fato 10K será realizada no dia 22 de abril de 2018, (domingo), percursos de 10km e 5km.
Local: Parque Zé Bolo Flor. (largada chegada)
Público Alvos: Todas as pessoas do sexo masculino e femininas aptas a modalidade, e portadores com deficiências (PcD).
Serão Oferecidas: 1500 (hum mil e quinhentas) inscrições para a corrida.
Inscrição e Valor: As inscrições serão realizadas via internet pelo Site: morro-mt.com.br.
3.1 O valor da inscrição será de R$ 80,00 por cada participante, no qual será aplicado para realização do evento.
3.2 Todos os atletas, árbitros e os organizadores estarão segurados.

 


4. A PROVA SERÁ DIVIDIDA EM QUATROS CATEGORIAS E PREMIAÇÕES A SABER:

  • Categoria Geral no 5km e 10km.

  • Categoria por faixas e etárias nos 5km e 10km

  • Categoria Membros Fato (Professores, alunos e funcionários) somente no 5km.

  • Categoria PCDs (Cadeirante, Visual e Físico) somente no 5km.

4.1. De acordo com a Norma 12 em seu artigo 1º, parágrafo 8º da Confederação Brasileira, a idade mínima para atletas participarem de prova de 5km é 14 (catorze) anos completo até 31 de dezembro do ano da prova, e 18 (dezoito) anos completo para o prova de 10km até 31 de dezembro do ano da prova.
EM ANEXO O TERMO DE RESPONSABILIDADE DE MENOR. (IMPRIMA E ASSINA AUTORIZANDO O MENOR A PARTICIPAR DA PROVA) levar a autorização no dia da retirada do kit.
4.2 Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) - Normas para participação de atletas com deficiências em corridas de rua.
Conforme o artigo 3º alínea “a” incisos III e IV, do CPB, a Organização da corrida esclarece ainda que o desporto para as pessoas com deficiências é regulado e dirigido por entidades específicas, não cabendo à realizadora deste evento e as entidades de administração do atletismo realização de evento nessa área do desporto. No entanto, considerando-se o caráter de manifestação de massa que as corridas de rua possuem, definiu-se pela participação de atletas com deficiências.
4.2.1Cadeirantes (CAD)
O atleta que participa da competição com auxílio de cadeira de rodas (não motorizada) sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da organização nenhuma restrição quanto a peso, dimensões, número de rodas desde que obedeçam a padrões de competição ou uso diário. É obrigatório o uso de itens de segurança (Capacete, luvas e óculos),
o acompanhante, ou seja, perna de aluguel terá que ser inscrito na prova para tal função.
4.2.2 Deficiente Visual (DV)
Atleta sem visão e ou com visão parcial participará da corrida com um atleta guia. O Acompanhante do atleta deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das categorias. O atleta deverá estar unido ao guia por cordão (que deve ter no máximo 0,5m de comprimento) a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na chegada, independente do grau de deficiência. Na realização da inscrição, informar quem será o guia enviando documento com foto. O Atleta-guia não deverá, em momento algum, empurrar, puxar ou propelir o atleta. O método de condução deverá ser através de uma corda que irá ligar ambos, através dos braços, mãos ou dedos. O guia deverá ser identificado com o uso de um colete de cor laranja fornecido pela organização.
4.2.3 Deficientes Físicos
- Amputado membros inferiores (AMP) – Classes funcionais - T42, T43 e T44. O ATLETA com amputação de membros inferiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Nessa classe os atletas podem-se valer do uso de prótese para possibilitar sua locomoção.
- Amputados membros superiores - (DMS) – Classes funcionais - T45 e T46.
O ATLETA com amputação de membros superiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Os atletas dessas classes podem utilizar próteses ou órteses para melhorar o balanço e equilíbrio corporal.
Não haverá distinção entre classes, que concorrerá a premiação por categoria física.
4.2.4 PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD), serão ofertadas 10 vagas gratuitamente, devendo concretizar sua inscrição conforme instruções abaixo:
- Enviar para organização através do e-mail, os documentos que comprove sua especificidade como corredor PcD, (Laudo médico mais atualizado) destacando, Nome completo; nome da genitora, telefone de contato (fixo ou celular ou de alguém próximo); data de nascimento; RG, CPF; e nome da equipe ou Assessoria e patrocinador. Deverá enviar as documentações para o e-mail: (rodrigo.vidas@hotmail.com) ou entrar em contato (65) 9 9933-2067 ou 9 9251- 1350 Prof. Rodrigo Costa.
- Obrigatório apresentar atestado médico da deficiência e que ateste estar o atleta apto (a) a participar da competição, (caso necessário).
4.2.5 No ato da inscrição, os atletas assessoria ou equipe declara que:
a) Está ciente que antes de participar da corrida deve consultar um médico e um Profissional em Educação Física.
b) Concorda com o regulamento assinalando a opção apresentada no sistema online ou na ficha de inscrição, o (a) participante aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade.
c) Portar o número de peito na parte frontal do corpo durante todo percurso da prova.
d) Qualquer reclamação sobre o resultado parcial ou final da competição deverá ser feita, por escrito, a comissão organizadora da corrida, até 30min após sua divulgação.
e) Autoriza o uso de fotografias, filme ou outra gravação contendo imagens de sua participação neste evento para finalidade legitimas de divulgação do evento através de veículos impressos, televisivos, internet, ou outros meios eletrônicos.
f) A inscrição na prova é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar aos organizadores do evento formalmente por escrito será responsável por qualquer acidente ou dano que esta venha a sofre isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova seus patrocinadores apoiadores e órgão público envolvidos na prova.
g) Os participantes inscritos são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude respondera por falsidade ideológica
h) Termo de Responsabilidade:
Eu, confirmo minha inscrição na 1ª Corrida Fato 10k e declaro estar em perfeitas condições de saúde para disputar, isentando os organizadores, patrocinadores e demais entidades de apoio deste evento de qualquer responsabilidade sobre eventuais acidentes e/ou danos físicos e clínicos que eu venha a sofrer.
i. O valor da inscrição não será devolvido, caso o participante desista da prova.
J. Os (as) Atletas idosos ao realizarem a inscrição pelo sistema on-line disponível na internet renunciará neste ato o direito ao benefício de desconto de 50% do valor da inscrição, diante da impossibilidade e comprovação da sua condição de idoso através do sistema.

 


5. PERCURSO
5.1 A Largada e chegada será no mesmo lugar para o percurso 10km e 5km no parque Zé Bolo Flor- região do coxipo-MT. Homologado pela CBAt (confederação Brasileira de Atletismo) e FAMT (Federação Mato-grossense de Atletismo). Mapa do percurso em anexo.
5.2 Haverá pontos de controle no percurso e fiscalização nos retornos.

 


6. HORÁRIOS DA LARGADA
6.1 Concentração dos atletas: A partir das 06h.
6.2 Largada da Categorias PcD às 6h50min;
6.3 Largada da Categoria Geral masculino e feminino 07h00min;
6.4 Início da premiação categoria Geral ás 08h30min.
6.5 O horário da largada da prova ficará sujeito às alterações em razão de ordem externa, tais como tráfego, falhas de comunicação, suspensão de fornecimento de energia elétrica etc.
ALERTA:

  • Considerando que o local da largada e chegada será mesmo lugar;

  • Considerando que para chegar à área de concentração possui somente uma via principal;

  • Informo-vos a todos participantes que esta via de acesso ao local da largada, será impedida de trânsito a partir das 06h30min.


7. INSCRIÇÕES E PRAZOS
7.1 As inscrições para 1ª Corrida Fato 10K serão abertas a partir do dia 08 de fevereiro de 2018, e serão limitadas a 1500 (hum mil e quinhentas) participantes divididos nas provas de 5 km e 10 km com encerramento previsto no dia 15 de abril do corrente ano, ou até o preenchimento total das vagas. Após esta data, se ainda houver vagas, poderão ser feita na retirada do kit, a critério da organização da corrida. O valor das inscrições será de R$ 80,00.
7.2. As inscrições serão realizadas somente pela internet através do site www.morro-mt.com.br.

 


8. REGRAS GERAIS
8.1 A Organização não se responsabiliza pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição, cabendo ao atleta ou ao responsável o ônus por qualquer item que afronte o regulamento do evento. Mediante a constatação de fraude na inscrição, o atleta será desclassificado sem nenhum direito a recurso.
8.2 Ao participar do evento o atleta assume a responsabilidade pelo fornecimento de seus dados e aceitos integralmente o Regulamento Geral da Prova, participando por livre e espontânea vontade, e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, treinamento, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.
8.3 Serão colocados à disposição dos participantes inscritos os serviços de sanitários (banheiros químicos) e guarda-volumes, devidamente sinalizados.
8.4 A Organização recomenda que não sejam deixados valores nos guarda volumes (Exemplo: relógios, celulares, roupas e acessórios de alto valor, cartões de crédito, cheques, dinheiro etc.), por tratar-se de um serviço de cortesia.
8.5 Não haverá reembolso por parte da Organização, bem como de seus patrocinadores, apoiadores oficiais e parceiros de segmento, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes do evento, independente de qual for o motivo, nem por extravio de materiais ou prejuízo que eventualmente os atletas venham a sofrer durante a participação na prova.
8.6 A Organização poderá suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior.
8.7 Atendimentos médico
Haverá unidades móveis de atendimento médico ao longo do percurso, incluindo largada e chegada.
8.8 Postos de hidratação
Serão disponibilizados postos de águas na área de largada e chegada, e durante os percursos de 10km e 5km.
8.9 Reclamação e protesto.
Quaisquer reclamações ou protesto só serão aceitos por escritos ao delegado representante da CBAt até 30 min após a divulgação do resultado final oficial conforme regras Internacionais da IAAF.

 


9. REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO
9.1 A corrida terá duração máxima de 2h (duas horas) sendo a área da linha de chegada e seus equipamentos/serviços desligados/desativados após este período. O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor.
9.2 A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e a coordenação proverá pessoal para a orientação aos participantes.
9.3 Para os casos de emergência serão disponibilizados serviço de ambulância para os participantes. O atendimento médico de emergência será efetuado em hospitais da rede pública na cidade de Cuiabá -MT.
9.4 Impedimentos legais
Quando um atleta for declarado suspenso ou impossibilitado de participar de provas pela IAAF, CBAt, FAMT, Justiça Desportiva ou, ainda, pela Justiça Comum, não poderá ser inscrito na competição. Caso venha conseguir a inscrição por meios ilegais, omitindo sua condição de “suspenso” ou “impossibilitado”, sua inscrição e eventual classificação serão consideradas sem efeito.
9.5 Desclassificações – o atleta será desclassificado nos seguintes casos:
a) Quando houver troca de número ou do chip eletrônico;
b) Ceder o número, chip eletrônico a outro atleta inscrito ou não inscrito na prova;
c) Deixar de passar nos pontos determinados como “postos de controles”;
d) Largar antes da autorização do diretor da prova; pular grades ou adentrar a pista ilegalmente durante a largada;
e) Empurrar, cortar caminho, pegar carona ou outras formas de burlar as normas da prova para alcançar qualquer tipo de vantagem;
f) Desacatar outro atleta, o público, a arbitragem ou os organizadores.
9.6. Não haverá pagamento de cachê para nenhum ATLETA.

 


10. MONTAGEM DE TENDAS: As tendas na arena do evento serão todas padronizadas e identificadas com Logo do Evento mais da Assessoria.
Parágrafo único- As tendas para equipes e Assessorias serão limitadas.
a) Equipes ou Assessorias que se inscreverem acima de 20 atletas, ganharão uma tenda de 5m x 5m, não sendo cumulativo, mas terão preços acessíveis pela segunda ou mais tendas caso necessitem.
b) Equipes ou Assessorias que queiram ter espaços com tendas, para recepcioná-los seus atletas devem solicitar através do email: (rodrigo.vidas@hotmail.com) ou entrar em contato através do telefone (65) 9 9933-2067 ou 9 9251-1350 enviando o Logo da sua equipe ou Assessoria, no prazo de 15 dias com antecedência do dia da prova.
c) Os locais das tendas serão sorteados entre as equipes e assessoria que solicitaram.

 


11. RETIRADA DO KIT E CHIP DE CRONOMETRAGEM
A retirada do kit da corrida será individualmente, de posse da documentação com foto.
11.2 A entrega dos Kits da corrida acontecerá na sexta-feira e sábado que antecede a prova nos dias (20/04 e 21/04) a partir das 14h do dia 20/04 até as 21h, e no dia 21/04 a partir das 11h às 21h. em local a ser divulgado nos Sites:www.morro-mt.com.br, e nas redes sociais.
11.3 No momento da retirada o responsável deverá conferir o kit e seus dados.
§ Parágrafo único: O atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização perderá o direito ao kit.
O kit contemplará os seguintes itens:

  • 01(uma) Camiseta Raglan malha link 100% poliamida proteção UV FPU 50

  • 01(um) Chip eletrônico descartável;

  • 01(um) Número de peito;

  • 01(uma) Viseira;

  • 01(uma) Sacola para transporte dos kits;

  • 01(uma) medalha de participação caso conclua a prova dentro do tempo limite.

  • E outros brindes.

Não haverá entrega de kits no dia do evento.
11.5. Obrigatoriedade – Todos os atletas devidamente inscritos na prova estão obrigados, sob pena de desclassificação, a utilizar o chip de forma correta e o número de inscrição, corretamente fixado e aberto na parte frontal da camiseta do evento ou em cinta usado para triatlo, conforme manual no kit.
11.6 A retirada do kit, será pessoalmente ou por terceiro devidamente autorizado, podendo o terceiro retirar somente 01(um) kit, através da apresentação obrigatória da ficha de inscrição ou da autorização para retirada e de um documento de identificação oficial com foto.
11.7 A colocação do chip é de responsabilidade de cada atleta, que deverá verificar o modo correto de inseri-lo no tênis.

 


12. PREMIAÇÃO
12.1 Somente terão direito a medalha de participação os atletas que completarem rigorosamente o percurso, e estiverem com o número de peito fixado na parte frontal, devendo entregar o picote para retirada da medalha. A premiação seguirá a Norma 07 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) considerando o tempo bruto, ou seja, a ordem de chegada como critério para definir os vencedores Gerais nas provas de 5km e 10km, conforme descrito abaixo:

 

12.2 CATEGORIA GERAL 10KM. Será considerado o tempo bruto.


 

12.3 CATEGORIA GERAL 5 km. Será considerado o tempo bruto.

12.4 CATEGORIA MEMBROS FATO 5KM Será considerado tempo bruto.
 

MASCULINO e FEMININO

  • 1º LUGAR – Troféu

  • 2º LUGAR – Medalha diferenciada

  • 3º LUGAR – Medalha diferenciada

12.5 CATEGORIA PCD SOMENTE NA PROVA DE 5KM.
Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria conforme abaixo:

Cadeirantes MASCULINO e FEMININO

  • 1º LUGAR – MEDALHA DIFERENCIADA

Deficiente Físico MASCULINO e FEMININO

  • 1º LUGAR - MEDALHA DIFERENCIADA

Deficiente Visual MASCULINO FEMININO

  • 1º LUGAR - MEDALHA DIFERENCIADA

12.6 CATEGORIAS POR FAIXAS ETÁRIAS
Serão premiados os três primeiros lugares de cada faixa etária com medalhas diferenciadas, nas provas de 5km e 10 km conforme abaixo:
Com a relação à faixa etária, será considerado o tempo liquido. Faixa etária prova de 5km Masculino e Feminino:
1 A Entre 14 a 17 anos
2 B Entre 18 a 29 anos
3 C Entre 30 a 39 anos
4 D Entre 40 a 49 anos
5 E Entre 50 a 59 anos
6 F 60 anos acima

 

Faixa etária prova de 10km Masculino e Feminino:
 

1 A Entre 18 a 29 anos
2 B Entre 30 a 39 anos
3 C Entre 40 a 49 anos
4 D Entre 50 a 59 anos
5 E 60 anos acima

 

OBS: HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES ENTRE OS PARTICIPANTES;
 

12.7 Os premiados só receberão seus respectivos valores se apresentarem algum documento de identificação com foto, como RG ou passaporte.
12.8 Em nenhuma hipótese haverá premiação em duplicidade
13. CONSIDERAÇÕES FINAIS
13.1 A inscrição, firmada pelo atleta ou seu procurador, importa na declaração de conhecimento e aceitação de todo o conteúdo do presente regulamento, não podendo, via de consequência, em momento algum, alegar ignorância ou desconhecimento das condições aqui estipuladas.
13.2 O presente regulamento segue as regras gerais de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo estando devidamente aprovado.
13.3 Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por critério da direção geral da prova, não cabendo qualquer outra apelação.
13.4 Para efeito de Marketing o espaço da arena de largada da chegada bem como todo o percurso de prova é de propriedade única e exclusiva da Fato Educacional, realizadora do evento, que poderá ceder espaços para positivação dos patrocinadores e parceiros da 1ª Corrida Fato 10k 2018. É expressamente proibido, dentro dos limites da área de atuação da prova ações de distribuição de bonés, camisetas, panfletos e outros materiais que não sejam do organizador, patrocinador ou apoiador da Corrida.
13.5 Este regulamento estará disponível no site morro.com.br.

 


14. Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento e da Normas e anexos publicada no site da CBAt(www.cbat.org.br), estando de acordo com todos os itens supracitados e de todos as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou tribunal da justiça comum no que diz a respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.
 


Várzea Grande – 08 MT, fevereiro de 2018.
 


Rodrigo Ferreira da Costa
Profissional Organizador de Corrida de Rua
CREF: 003903-G/MT.

 


Rodrigo Ferreira da Costa – Bacharel em Educação Física e Especialista em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva – Treinador da Assessoria de Corrida Vida Ativa- CREF n. º 003903 G/MT.
End.: Rua Pedro Alves Ferreira nº 371. Bairro Ponte Nova-VG.
Contato: (65) 9 9933-2037 ou 9 9251-1350.
E-mail: rodrigo.vidas@hotmail.com.

Realizador:...: Fato Educacional  - Cuiabá- MT

Organizador...: Rodrigo Costa

Contatos......: (65) 9 9933-2037 ou 9 9251-1350.

E-mail........: rodrigo.vidas@hotmail.com

  • As informações divulgadas nesta página, assim como toda a organização do evento, são de responsabilidades do organizador.

  • Informamos ainda que a Morro MT é a empresa contratada para prestação de serviços de inscrições online e em alguns casos a cronometagem eletronica.