O 1º Cross Country do NPOR tem como objetivos:

  • Estimular e promover a integração, a qualidade de vida, saúde e bem-estar, por meio da prática esportiva dos militares, seus familiares e civis;
  • Disseminar, no ano em que o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 18º GAC comemora 10 anos de sua reativação, a importância da prática esportiva do que tange ao bem estar e a saúde;
  • Possibilitar aos adeptos e praticantes de atividades esportivas uma corrida cross country com variação de terreno (asfalto, terra, areia e grama) em grande interação com a natureza em percurso diurno de 6 km.
  • Proporcionar interação da sociedade rondonopolitana com esta grandiosa unidade militar.
  • Proporcionar um convite aos ex-alunos do NPOR/18º GAC a participarem de um evento de confraternização de sua antiga casa de formação.


1. OBJETIVOS
O 1º Cross Country do NPOR tem como objetivos:

  • Estimular e promover a integração, a qualidade de vida, saúde e bem-estar, por meio da prática esportiva dos militares, seus familiares e civis;
  • Disseminar, no ano em que o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 18º GAC comemora 10 anos de sua reativação, a importância da prática esportiva do que tange ao bem estar e a saúde;
  • Possibilitar aos adeptos e praticantes de atividades esportivas uma corrida cross country com variação de terreno (asfalto, terra, areia e grama) em grande interação com a natureza em percurso diurno de 6 km.
  • Proporcionar interação da sociedade rondonopolitana com esta grandiosa unidade militar.
  • Proporcionar um convite aos ex-alunos do NPOR/18º GAC a participarem de um evento de confraternização de sua antiga casa de formação.

 

2. IDEALIZAÇÃO, REALIZAÇÃO, APOIO E PATROCÍNIO.
O 1º Cross Country do NPOR foi idealizado e organizado pela equipe de instrução do NPOR de 2019, e contará com apoio de patrocinadores e parceiros do evento.



3. PARTICIPAÇÃO
3.1. Poderão participar do 1º Cross Country do NPOR atletas de ambos os sexos, maiores de 16 anos de idade, inclusive, inscritos oficialmente na competição. A idade a ser considerada para os atletas é aquela que ele terá em 31 de dezembro de 2019.
3.2 RESTRIÇÕES PARA OS ATLETAS MENORES de 18 anos:
A participação dos atletas menores de 18 anos só será permitida com autorização por escrito (conforme modelo ANEXO 3) dos pais ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um Documento de Identidade do responsável e do menor que será retido pela organização no momento da retirada do kit.



4. CATEGORIAS E PREMIAÇÃO
O 1º Cross Country do NPOR será dividido nas seguintes categorias para fins de premiação:
4.1 – Geral
Serão premiados com troféu os três primeiros atletas que cruzarem a linha de chegada independentemente se são do sexo masculino ou feminino, militares ou não. Poderão, ainda, ser ofertados brindes dos patrocinadores.
4.2 – Categorias por faixa etária separadas para homens e mulheres
Serão premiados com troféu os três primeiros atletas de cada faixa etária. Será considerada a idade que a pessoa terá em 31 de dezembro de 2019. Poderá haver ainda, premiações diversas de acordo com os patrocinadores.
4.3. Categoria de ex-alunos do NPOR/18º GAC
Serão premiados com troféu os três primeiros lugares, sendo vetada a premiação para os alunos do corrente ano, e de ex-alunos de outros NPORs.
Caso o ex-aluno não classificar nos 3 primeiros colocados da categoria, automaticamente concorrerá na faixa etária por idade.
4.4. Categoria geral militar
Serão premiados com troféu os três primeiros militares, independentemente se o militar é do Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícias e Bombeiros em geral.
Caso o militar não classificar nos 3 primeiros colocados da categoria, automaticamente concorrerá na faixa etária por idade
4.5. Quadro resumo das categorias e suas premiações:


CATEGORIAS / PREMIAÇÃO


Geral masculino e feminino
Troféus aos 1º, 2º e 3º lugares

Geral Militar
Troféus aos 1º, 2º e 3º lugares


Ex alunos NPOR/18º GAC
Troféus aos 1º, 2º e 3º lugares


Troféus aos 1º, 2º e 3º lugares de cada faixa etária
Masculino e feminino
16 a 19 anos
20 a 29 anos
30 a 39 anos
40 a 49 anos
Acima de 50 anos

4.5 – Acúmulo de premiação
Não haverá acúmulo de premiação entre as categorias gerais e as de faixa etária.



5. RESULTADOS
5.1 1º Cross Country do NPOR será realizado com apuração de resultado eletrônico (chip).
5.2 Os resultados oficiais do 1º Cross Country do NPOR serão divulgados através da página do facebook do NPOR br(Núcleo de Preparação de Oficias da Reserva do 18º GAC) e no site www.cardosoesportes.com no prazo de até 48 horas após o término da prova.



6. DA COMPETIÇÃO
6.1. O 1º Cross Country do NPOR consistirá em um ÚNICO percurso de 6 km em 14 de julho de 2019, com qualquer condição climática, desde que não ofereça riscos aos participantes e expectadores.
6.2. A largada da prova PARA TODAS AS CATEGORIAS, será às 7h30 no pátio de formatura do 18º GAC. O local estará previamente balizado.
a. – A chegada será no mesmo local da largada.
b. - A liberação do acesso ao 18º GAC ocorrerá a partir das 06:00h.
c. – Poderão entrar na área de competição apenas atletas regularmente inscritos e com número de peito em local visível, sendo retirados da prova atletas que não estão inscritos na mesma.
d. Haverá 01 (um) posto de distribuição de água na largada, 01 (um) no percurso (KM 3), e 01 (um) na chegada;
6.3 Será desclassificado o atleta que:
a) Não cumprir rigorosamente o percurso;
b) Dificultar a ação de outros concorrentes;
c) Apresentar durante a corrida conduta antidesportiva;
d) Pegar carona de autos, bicicletas e similares;
e) Trocar o número de identificação e chip antes, durante ou depois da corrida;
f) Não passar pelo tapete de controle no KM 3 da prova.
6.4. As provas serão finalizadas uma hora e trinta minutos após a largada do último atleta.



7. PREMIAÇÃO
7.1. A premiação do 1º Cross Country do NPOR obedecerá ao estabelecido no ITEM 4, deste Regulamento.
7.2. Somente serão classificados e terão direito à medalha de participação os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, regularmente inscritos, com número de peito e chip e sem o descumprimento deste regulamento.
7.3 Não serão entregues medalhas para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da corrida.
7.4 As classificações serão definidas pela apuração do tempo líquido, gasto por cada atleta para completar cada percurso, definido e delimitado pelos tapetes de cronometragem, exceto quanto aos três primeiros colocados na classificação geral – masculino e feminino, que serão classificados por ordem de chegada.
7.5 A premiação da prova ocorrerá em frente ao NPOR do 18º GAC, e terá início logo após o término da mesma.
7.6 Os atletas que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao pódio no dia da prova, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a sua categoria for chamada para a premiação nas categorias por faixa etária. Caso o atleta não esteja presente no momento da premiação, o troféu será guardado e descartado dentro de uma semana.
7.7 Os atletas premiados na categoria militar e ex-aluno do NPOR/18º GAC deverão apresentar documento comprobatório para que possam ser premiados.



8. INSCRIÇÕES
8.1 As inscrições do 1º Cross Country do NPOR serão limitadas a 300 participantes e poderão ser realizadas, através do site www.morro-mt.com.br, ou no NPOR do 18º GAC, a partir do dia 5 de fevereiro de 2019, com encerramento 45 dias antes da data da prova, ou até se esgotarem as vagas.
8.2 O valor da inscrição para o 1º Cross Country do NPOR será de R$ 75,00 para todos os atletas.
8.3 O atleta deverá preencher a ficha de inscrição em todos os campos solicitados, sem abreviaturas.
8.4. No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento assinalando a opção apresentada no sistema on-line ou na ficha de inscrição, o participante aceita todos os termos do mesmo e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o "TERMO DE RESPONSABILIDADE" parte integrante deste regulamento.
8.5 Ao preencher a ficha de inscrição, o Atleta/Assessoria/Equipe/Academia declara que:
A) Disputará o 1º Cross Country do NPOR por livre e espontânea vontade, isentando de quaisquer responsabilidades o(s) idealizador, realizador, organizadores, patrocinadores, apoiadores, em nome dele, atleta, e de seus herdeiros.
B) Está ciente de que devem consultar um médico e um professor de Educação Física, especializado em preparar atletas para competições, em especial, corridas de rua.
C) Autoriza o uso de fotografias, filme ou outra gravação contendo imagens de sua participação neste evento para finalidades legítimas de divulgação do evento através de veículos impressos, televisivos, internet, redes sociais ou outros meios eletrônicos. Todos os participantes do evento: inscritos, staffs, organizadores e público em geral, cedem outorgando a permissão irrevogável à organização e seus concessionários, todos os direitos de utilização de sua imagem, voz e semelhança, inclusive direito de arena, para finalidades legítimas e promocionais, e em conexão com qualquer meio de comunicação e propaganda, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos a televisão ou qualquer outro tipo de transmissão, para esta e próximas provas do mesmo evento, e de eventos congêneres, declinando de qualquer compensação financeira relativa ao evento, sendo conhecedor de seu formato e execução. Filmes e fotografias relativos à prova têm o direito reservado aos organizadores. Qualquer forma de divulgação ou interesse em destinar um profissional para a cobertura do evento estará sujeita à aprovação dos organizadores da prova por escrito.
D) Para a sua participação é imprescindível que o atleta esteja inscrito oficialmente, devendo portar o número de peito e chip do evento. Quem estiver com apenas um dos itens não receberá medalha nem troféu, caso venha a fazer juz.
E) Qualquer reclamação sobre o resultado parcial ou final da competição deverá ser feita, por escrito, à comissão organizadora do evento, até 30 minutos após sua divulgação.
F) A inscrição nas provas do 1º Cross Country do NPOR é PESSOAL e INTRANSFERÍVEL, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O ATLETA que ceder seu número de peito e chip de cronometragem para outra pessoa será responsável por qualquer acidente ou dano que esta venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da corrida, seus patrocinadores, realizadores, apoiadores, e órgãos públicos dentre outras pessoas envolvidas nas provas.
G) DESISTÊNCIA – o atleta uma vez inscrito, não terá ressarcimento do valor da inscrição pago caso desista de participar da prova
H) ALTERAÇÃO - A organização do evento poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos, elevar ou reduzir os valores e aumentar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais e logísticas, sem aviso prévio.
I) VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES - Os participantes/atletas são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o atleta será desclassificado da corrida e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental além de eventual responsabilidade civil. Os prêmios que vier a fazer jus serão passados ao próximo atleta classificado.



9. ENTREGA DE KIT, IDENTIFICAÇÃO E CHIP ELETRÔNICO
9.1 Da Entrega do KIT
a) A entrega do kit será realizada nas dependências do 18º GAC, situado à Rodovia BR 364, Km 202 – Vila Goulart – Rondonópolis/MT, das 9h às 18h nos dias 12 e 13 de julho de 2019. Casos a parte serão tratados com o diretor do evento.
b) A retirada do KIT deverá será realizada pelo atleta inscrito, mediante apresentação do comprovante de pagamento de inscrição e de um documento original com foto.
c) A retirada do KIT por Terceiros só poderá ser efetivada, mediante apresentação do comprovante de pagamento de inscrição e preenchimento do Modelo de “AUTORIZAÇÃO DE RETIRADA DE KIT POR TERCEIRO” - ANEXO 1 a este regulamento, assinado pelo ATLETA INSCRITO, anexando uma cópia do seu documento de identificação com foto.
d) O atleta receberá um número de peito, que deverá ser afixado na parte frontal da camiseta durante a corrida.
e) No momento da retirada do kit o Atleta ou Responsável deverá conferir o KIT, bem como seus dados e o número de peito.
f) O atleta que não retirar o seu kit na data, horário e local estipulado pela organização fica impedido de participar da corrida.
g) Após a retirada do(s) KIT(s) NÃO serão aceitas reclamações cadastrais. O atleta deve aproveitar o momento da retirada de Kit para fazer uma última conferência em seus dados, principalmente idade, para que não haja problemas na apuração de resultados por informação fornecida pelo atleta. Caso haja erro cadastral o atleta fica DESCLASSIFICADO.
h) O chip não deve ser cortado, arranhado, dobrado com vinco, ou danificado para que tenha uma perfeita resposta ao sistema. Por ser descartável, não será necessário sua devolução. O uso do "chip" é obrigatório aos inscritos, acarretando a desclassificação se não o utilizar.
9.2 Sobre o CHIP Descartável
a) O Chip será entregue junto com o KIT nos dias e horários descritos no item 9.1 deste regulamento.
b) O Chip deverá ser afixado no cadarço do tênis observando-se a sua correta colocação, conforme instrução de uso.
c) É de responsabilidade do atleta a correta colocação do chip no tênis para validar seu tempo no percurso.
9.3 Kit Básico - composição
9.3.1 O Kit básico será composto por número de peito, chip eletrônico de cronometragem e camiseta em tecido tecnológico. Medalha de participação a todos os inscritos que concluírem a corrida, a ser entregue ao final da competição.
9.3.2 O Número de Peito e o CHIP Eletrônico são de USO OBRIGATÓRIO.
9.3.3 A camiseta será entregue ao atleta de acordo com a numeração escolhida no momento da inscrição. Caso o atleta deseje, pode trocar sua camiseta com outros atletas, mas a organização não se responsabiliza por essas trocas.
9.4 As provas serão finalizadas uma hora e trinta minutos após a largada do último atleta.



10. - PREMIAÇÃO
10.1 A premiação do 1º Cross Country do NPOR obedecerá ao estabelecido no ITEM 4, deste Regulamento.
10.2 Somente serão classificados e terão direito à medalha de participação os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, regularmente inscritos, com número de peito e chip e sem o descumprimento deste regulamento.
10.3 Não serão entregues medalhas para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da corrida.
10.4 As classificações serão definidas pela apuração do tempo líquido, gasto por cada atleta para completar cada percurso, definido e delimitado pelos tapetes de cronometragem, exceto quanto aos três primeiros colocados na classificação geral – masculino e feminino, que serão classificados por ordem de chegada.
10.5 A premiação no local da prova terá início após o término da mesma.
10.6 Os atletas que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao pódio no dia da prova, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a sua categoria for chamada para a premiação nas categorias por faixa etária. Caso o atleta não esteja presente no momento da premiação, o troféu será guardado e descartado dentro de uma semana.
10.7. Todos os ATLETAS, que tiverem seus nomes chamados para premiação, deverão encaminhar-se imediatamente à área de premiação.



11. DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1. A comissão organizadora do 1º Cross Country do NPOR, bem como seus idealizadores, patrocinadores, apoiadores e realizadores, não se responsabilizam por prejuízos ou danos causados pelo atleta inscrito na corrida, a terceiros ou outros participantes, sendo esses de única e exclusiva responsabilidade do mesmo.
11.2. A comissão organizadora recomenda aos atletas rigorosa avaliação médica e física no período que antecede a competição.
11.3 No dia da competição, bem como na véspera, o atleta deverá estar bem hidratado.
11.4 Os participantes deverão chegar ao local do evento com, pelo menos, uma hora de antecedência ao horário da largada.
11.5 Durante o percurso o atleta deverá seguir as orientações dos fiscais e balizadores.
11.6. Conforme estabelece o item específico da Norma 07 em vigor, publicada no site da CBAt (www.cbat.org.br) haverá, para atendimento emergencial aos atletas, serviço de ambulância UTI para remoção. O atendimento médico propriamente dito, tanto de emergência como de continuidade, será efetuado na REDE PÚBLICA sob responsabilidade desta;
11.7. O INSCRITO ou seu (sua) acompanhante responsável poderá optar por outro sistema de atendimento eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer responsabilidade, desde a remoção/ transferência até seu atendimento médico e futuros procedimento decorrentes;
11.8. Será disponibilizado para todos os atletas inscritos e participantes da prova seguro de vida em grupo, contratado junto a ARCO seguros, sendo: Morte Acidental R$ 15.000,00; Invalidez total ou parcial por acidente R$ 15.000,00 e Despesa Médica e Hospitalar R$ 3.000,00.
11.9 Serão colocados à disposição dos participantes sanitários químicos, e a prova não oferecerá guarda volumes, sendo o atleta responsável pelo seu material individual.
11.10. Não haverá reembolso, por parte da Organização, bem como seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a danos a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os atletas/ participantes venham a sofrer durante a participação neste evento;
11.11 O atleta deverá observar o percurso, não sendo permitido qualquer meio auxiliar, para alcançar qualquer tipo de vantagem.
11.12. É proibido ultrapassar a área delimitada para entrar na pista no momento da Largada. Não será permitido o acesso às áreas do evento utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal situação, sendo proibido pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova. O descumprimento destas regras causará a desclassificação do inscrito;
11.13. A Organização poderá, a qualquer tempo, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, adicionar ou limitar o número de inscrições do evento em função de necessidades/disponibilidades técnicas-estruturais sem prévio aviso. A Organização poderá, ainda, mudar a data e/ou o horário do evento caso exista algum fator que impeça a realização dele na data definida.
11.13. Chip Eletrônico Descartável – A sua retirada deverá ser feita conforme os dias de entregas de kit mencionados neste regulamento.
11.15. Equipes e assessorias podem montar tendas e estruturas de apoio aos seus atletas na área destinada para isso. Esta área estará balizada no local, cabendo ao chefe de equipe procurar a organização do evento para verificar o posicionamento ideal, a fim de que todos possam usufruir desta área de apoio e, com no mínimo, 30 dias de antecedência.
11.16. Ninguém está autorizado a entrar nas dependências do 18º GAC portando adesivos, camisetas, faixas ou qualquer meio de divulgação político-partidária.
11.17. É obrigação do participante da prova ter o conhecimento do percurso e cumprir o trajeto demarcado pela organização em sua totalidade.
11.18. Não será permitido o auxílio externo sob quaisquer hipóteses, a não ser por parte dos membros da Organização. A participação do atleta na prova é estritamente individual, sendo proibido o auxílio de terceiros ao acompanhamento de atletas por treinadores/assessoria, amigos, familiares, etc, seja correndo, por bicicleta e/ou outros meios, resultará na desclassificação do participante.
11.19. O inscrito(a) entende que todo o material e equipamentos necessários para sua participação neste evento, são de sua inteira responsabilidade, tanto em obtê-los, como por sua guarda e zelo.
11.20. Ao participar do 1º Cross Country do NPOR, o inscrito assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, assumindo suas despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.
11.21. A organização poderá suspender a prova por qualquer questão que ponha em risco a segurança, bem como atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior, bem como também qualquer demanda de serviço ao 18º Grupo de Artilharia de Campanha, sem que necessite aviso prévio, pois suas dependências são usadas na prova.
11.22. O percurso da corrida será realizado em estradas, de variados tipos de solo, de acordo com a premissa de que corridas do tipo Cross Country tem boa parte do seu trajeto em itinerários deste tipo. A organização não pode se responsabilizar pelas condições das mesmas, ou pelos defeitos apresentados em todo o trajeto.



12. ORGANIZAÇÃO E SUPORTE
Responsável: Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 18º Grupo de Artilharia de Campanha
As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas para:
(66)98114 6676 – Cap Maciel - Instrutor Chefe do NPOR/18º GAC e Diretor Geral da Prova
(66)99936 9660 – Ten Jonathan Vieira – Instrutor do NPOR/18º GAC e Instrutor de Educação Física do Exército
(66) 99939 2799 – Sgt Obens – Monitor do NPOR/18º GAC e Monitor de Educação Física do Exército
Realização: NPOR do 18º GAC
Incrições: www.morro-mt.com.br
BRUNO GUIMARÃES MACIEL – CAP
Instrutor Chefe do NPOR/18º GAC

.