O “1º ENDURO A PÉ DE REGULARIDADE 2018 - 5K - SESC SERRA AZULé um evento para comemorar o mês do Bioma – “Cerrado”. O evento é voltado para o público em geral e tem como objetivo conciliar um evento esportivo de trekking de regularidade e o conhecimento sobre o tema “Cerrado” e assim, promover um evento de vivência junto a natureza. O Trekking de Regularidade, também conhecido como Enduro a pé ou Rally a pé, é uma modalidade esportiva de caminhada onde uma equipe, com o auxílio de planilhas de navegação, percorre uma trilha pré-definida, em um tempo predeterminado.

O evento será realizado nas dependências do Serviço Social do Comércio - Sesc Serra Azul, no município de Rosário Oeste/MT, no dia 16 de setembro de 2018 (domingo), com previsão de início às 7h.

1º Enduro a Pé de Regularidade 2018 - 5K

Serviço Social do Comércio - Sesc Serra Azul

1. Da Prova

O 1º Enduro a Pé de Regularidade – 5km – Sesc Serra Azul será realizado na data e horário indicados, na modalidade Trekking de Regularidade com as seguintes especificidades:

1.1. O trajeto da prova será definido em planilha de regularidade, com percurso composto por estradas, trilhas planas, subidas, descidas de dificuldade variável com obstáculos naturais, em área particular que integram o Sesc Serra Azul.

1.2. As áreas de descanso serão os pontos em que serão concedidos períodos pré-determinados para paradas para reorganização, descanso, lanche, etc., e serão informadas na planilha.

1.3. O deslocamento será o tempo predeterminado para cobrir o trecho correspondente, onde as equipes não precisarão manter a média horária.

1.4. As provas especiais serão os questionamentos que as equipes deverão responder quando passarem nos Postos de Cronometragem, utilizando sempre a apostila sobre o Bioma “Cerrado”, disponibilizada pela administração no ato da inscrição.

1.5. Constituição da prova: A prova será constituída por trechos de regularidade, deslocamentos e neutralizados. Em quaisquer circunstâncias.

1.6. Postos de Cronometragem: Ao longo do percurso estarão localizados Postos de Cronometragem virtuais (PC), registrados apenas em GPS.

1.6.1. Posto de cronometragem virtual (PC)

  • PC de Roteiro: confere a passagem e o sentido correto da equipe, em relação ao trajeto previamente estabelecido na planilha. Um PC de roteiro será feito por conferência no GPS, se assim for possível.

  • Os PC’s poderão estar posicionados em qualquer ponto da trilha, não necessariamente em uma referência da planilha.

  • Os PC’s serão abertos 10 (dez) minutos antes do horário previsto como ideal de passagem da primeira equipe, e fechados 30 (trinta) minutos depois do horário ideal previsto de passagem da última equipe.

  • A passagem da equipe pelo local do PC fora deste intervalo de tempo será considerado, para efeito de pontuação na Prova, que a equipe não passou no PC.

1.7. Será fornecida uma planilha por equipe no início da prova, com indicações de deslocamento, velocidade média, observações e símbolos referências.

1.7.1. Na planilha constará no mínimo 5 colunas:

  • A primeira para o número em sequência para cada referência;

  • A segunda para o símbolo referência do sentido a ser seguido;

  • A terceira com informações complementares e/ou importantes, inclusive as provas especiais;

  • A quarta com distância em metros, parcial (entre uma linha e a próxima) e total (do início do trecho até esse momento);

  • A quinta com informações sobre o tempo do percurso, parcial (entre uma linha e a próxima) e total (do início do trecho até esse momento).

1.8. Na primeira página da planilha será destina a legenda;

1.9. A última página da planilha será destinada as respostas a serem preenchidas e que deverá ser entregue no final da prova para a organização para conferência dos resultados.

1.9.1. Ao longo da planilha será informada também a velocidade média horária de cada trecho e as áreas de descanso e o tempo permitido.

1.10. O circuito completo terá a distância aproximada de 5 km, com 10 postos de controles de cronometragem (PC).

1.11. No caso de algum imprevisto como, ponte caída, erosões, rio cheio, atoleiros, abelhas, gado, etc., que impossibilitem a passagem regular ou provoquem alguma alteração no roteiro determinado, correrá por conta das equipes outros meios que as conduzam o mais breve possível ao roteiro original. Contudo, seus tempos ideais permanecerão inalterados.

1.12. Correrá por conta e risco da equipe, seja o GPS próprio ou do evento, inclusive a mantença do aparelho em pleno funcionamento, desde o início da prova até o seu final.  Sendo o GPS um equipamento eletrônico, falhas como, perda de sinal, desligamento voluntário ou involuntário e outros fatores internos ou externos poderão ocorrer e não serão considerados para anulação de PC’s, anulação da prova ou de trecho, tendo o competidor que arcar com os eventuais prejuízos causados pela falha do equipamento. 

1.12.1. Em nenhuma hipótese a equipe ou competidor poderá responsabilizar a organização, patrocinadores ou entidade promotora do evento sobre tais ocorrências.

1.13. No dia da prova, a organização realizará orientações gerais quanto a prova, utilização das planilhas e equipamentos de navegabilidade, de 20 (vinte) em 20 (vinte) minutos, a partir das 7:00h e finalizando as 9:00h.

1.13.1. A participação nessas orientações é obrigatória a todos os participantes.


 

2. Equipe organizadora

2.1. A equipe organizadora do “1º ENDURO A PÉ DE REGULARIDADE 2018 - 5K - SESC SERRA AZUL será composta por um diretor de prova que cuidará dos assuntos técnicos e um diretor de prova que cuidará dos assuntos administrativos, um coordenador de segurança, uma equipe de médica e staff que cuidará dos Postos de Cronometragem e logística do evento todos devidamente identificados.

2.2. É obrigatório aos participantes seguir e sempre obedecer às recomendações e orientações da equipe organizadora e, em casos de dúvidas dirigir-se aos diretores da prova.

2.3. A Equipe Organizadora contará com os seguintes Diretores de Prova:

  • Haroldo Martins e André Godin para assuntos técnicos e de regulamento;

  • Anderson Florêncio para assuntos administrativos


 

3. Das Inscrições

3.1. As inscrições poderão ser efetuadas:

  • No dia 16/08/18 das 8h às 18h, no Distrito de Bom Jardim, Nobres/MT, na Escola Municipal Zeferino Dornelles Costa – até o número máximo de 05 equipes e/ou 25 participantes;

  • No dia 17/08/18 das 8h às 18h, em Rosário Oeste/MT, na Fundação de Cultura (FUNCULTUR) – até o número máximo de 05 equipes e/ou 25 participantes;

  • No dia 21/08/18, das 14h às 22h, em Várzea Grande/MT, na loja Ponto de Encontro do Sesc Pantanal no Várzea Grande Shopping – até o número máximo de 8 equipes ou 40 participantes. (podendo variar para mais, caso não sejam atingidos os quantitativos máximos das datas anteriores).

3.2. A inscrição será individual/pessoal e terá o custo de R$ 90,00 (noventa reais) para comerciários, mediante a apresentação da respectiva carteira do Sesc válida ou mediante outra forma de comprovação e R$ 120,00 (cento e vinte reais) para não comerciários.

3.2.1. A inscrição poderá ser realizada por terceira pessoa, desde que munida dos documentos/dados identificadores necessários.

3.2.2. Os valores da inscrição, deverão ser pagos no ato, sendo aceitas as modalidades de cartões de débito, crédito ou em espécie.

3.3. A inscrição dará direito, a cada participante: 1 (uma) camiseta com tamanho conforme disponibilidade, 1 (um) squeeze, 1 (um) sachê de protetor solar biodegradável, 1 (um) sanduiche e 1 (uma) água de coco, 1 (uma) flutuação na cachoeira Serra Azul (válido somente no dia do evento - 16/09/2018), 1 (uma) descida de tirolesa Sesc Serra Azul (válido somente no dia do evento - 16/09/2018) e uma medalha de participação.

3.4. A inscrição dará direito, a cada equipe: 1 (um) equipamento GPS Data Logger de alta precisão, planilha de regularidade, 1 (uma) apostila sobre o Bioma Cerrado, água e frutas na área de descanso e 1 (uma) aula de navegação.

3.5. Os Kits da prova (pessoal e coletivo) estarão disponíveis para entrega:

  • No dia 11/09/18 das 8h às 18h, no Distrito de Bom Jardim, Nobres/MT, na Escola Municipal Zeferino Dornelles Costa;

  • No dia 12/09/18 das 8h às 18h, em Rosário Oeste/MT, na Fundação de Cultura (FUNCULTUR);

  • No dia 14/09/18, das 14h às 22h, em Várzea Grande/MT, na loja Ponto de Encontro do Sesc Pantanal no Várzea Grande Shopping.

3.5.1. Os Kits não serão entregues em datas e/ou horários diversos daqueles acima delimitados.

3.6. Qualquer membro da equipe poderá retirar os kits pessoais e coletivos, desde que munido dos respectivos comprovantes de inscrição e pagamento.

3.7. No ato da inscrição a equipe já terá ciência e confirmação do seu respectivo horário de largada, uma vez que esta será, cronologicamente, regular com a ordem das inscrições.

3.7.1. A equipe deverá apresentar-se, ao menos, com trinta minutos de antecedência ao seu horário efetivo de largada, na respectiva área de largada.

3.8. A largada da primeira equipe participante está prevista às 08h 00m 00s do dia 16 de setembro de 2018.

3.8.1. A organização prevê que as equipes serão liberadas para largarem com o intervalo de 7 minutos entre uma saída e outra.

3.8.2. A organização se reserva o direito de alterar, para mais ou para menos, o intervalo de tempo entre a largada das equipes, mas mantendo, desde logo, os horários: 8h, 8h:07m, 8h:14m, 8h:21m, 8h:28m, 8h:35m, 8h:42m, 8h:49m, 8h:56m, 9h:03m, 9h:10m, 9h:17m, 9h:24m, 9h:31m, 9h:38m, 9h:45m, 9h:52m, 9h:59m, 10h:06m e 10h:13m, salvo motivo de força maior.

3.8.3. Será facultado a equipe, que por motivo justificado e acatado pela organização da prova, não conseguir largar em seu respectivo horário, realizar a largada após a saída da última equipe, respeitado o critério de tempo entre as largadas e ainda assumindo a penalidade prevista no item 7.1. desse Regulamento. 

3.9. Havendo situação e/ou motivos de força maior ou perigo à segurança dos participantes, a prova poderá ser cancelada total ou parcialmente, ou ainda transferida, sem obrigar a organização a indenizar ou compensar os participantes inscritos.

3.10. Todo participante, ao se inscrever na prova, declara automaticamente conhecer o presente Regulamento e a ele se submeter em todos os seu termos e condições, bem como, ter lido, entendido e aceito as condições do Termo de Conhecimento de Risco – denominado Anexo I. Para emitri o Termo de Conhecimento de Risco clique (Aqui)

3.10.1. O Termo de Conhecimento de Risco – Anexo I, do presente instrumento deverá ser impresso e assinado pelo participante e entregue à organização no dia da prova.

3.10.2. Não será permitida a participação na prova sem a efetiva entrega do Termo de Conhecimento de Risco impresso e assinado pelo inscrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, antes do horário estipulado para sua largada.

3.11. A organização seguirá esse regulamento na íntegra até o final do campeonato.


 

4. Das Condições de Participação

4.1. As equipes deverão possuir, obrigatoriamente, 5 integrantes inscritos cada uma e um nome identificador.

4.2. Cada equipe deverá escolher no ato da inscrição um integrante responsável (denominado capitão) que será o contato com o resto da equipe e que terá a tutoria do nome.

4.2.1. Caso este participante entenda necessário ele poderá transferir a tutoria para outro participante, sendo que para isto, ele precisará necessariamente avisar por escrito a empresa organizadora.

4.3. Serão aceitas inscrições de participantes com idade mínima de 18 anos completos, não havendo limitação máxima de idade, porém, condicionada a pessoal declaração de aptidão e saúde através da assinatura do Termo de Conhecimento de Risco.

4.4. Não serão aceitas inscrições de menores de 18 anos, gestantes, pessoas que se declararem inaptas física, motora, psicológica e/ou emocionalmente ao regular desenvolvimento da prova.

4.5. A organização poderá, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério e deliberação, não aceitar a participação e/ou a continuidade de pessoas e/ou equipes que promovam desordem, brigas, tumultos ou atos deliberados que denigram o esporte, o evento, qualquer pessoa da sua equipe, staff ou outra equipe participante e outros parceiros.

4.5.1. Havendo a desclassificação de integrantes da equipe, esta poderá ocorrer de até dois integrantes de cada equipe que eventualmente incorrerem nas infrações acima indicadas ou, que de outra forma forem consideradas como atitudes incompatíveis com a competitividade, a moral e os bons costumes.

4.5.2. A equipe que tiver algum de seus integrantes expulsos por qualquer das razões nestes itens elencadas, sofrerá a penalização, nos termos do item 7.1., relativo a Falta de Membro da Equipe.

4.5.3. Havendo a desclassificação da equipe, todos os integrantes desta deverão deixar, de imediato, o percurso da prova sem atrapalhar as demais equipes participantes e não terá direito a qualquer ressarcimento ou indenização.

4.6. Cada equipe deverá ser composta por 5 (cinco), mas havendo a impossibilidade comprovada de participação de todos, por caso fortuito ou força maior, será excepcionalmente permitida a participação de equipes com no mínimo, 3 (três) integrantes.

4.6.1. Havendo a baixa de qualquer integrante/participante por qualquer motivo, faculta-se à equipe a compor novo integrante/participante desde respeitado o horário de largada e cumpridos os demais requisitos e condições de participação, em especial a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco.

4.6.2. Havendo a baixa de integrante da equipe e está largando com menos de 5 (cinco) integrantes, sofrerá a penalidade do item 7.1 do presente Regulamento, com a soma de 2.000 (dois mil) pontos negativos.


 

5. Pontuação

5.1. Cada equipe inicia a prova com 0 (zero) pontos e a pontuação da prova é determinada pela somatória dos pontos perdidos (pontuação negativa), em todos os PC, considerando o seguinte critério:

5.2. Passagem nos PCS:

  • Para cada segundo de atraso, será contabilizado um ponto negativo;

  • Para cada segundo adiantado, será contabilizado um ponto negativo;

  • Acima de 15 (quinze) minutos de atraso a equipe terá 900 (novecentos) pontos negativos;

  • Acima de 10 (dez) minutos adiantada a equipe terá 600 (seiscentos) pontos negativos;

  • Não responder corretamente à pergunta sobre o bioma cerrado a equipe terá 500 (quinhentos) pontos negativos;

  • Se os participantes da equipe, passarem separados por 30 (trinta) segundos ou mais, entre o primeiro e o último integrante, no PC, a equipe terá 600 (seiscentos) pontos negativos.

  • A ausência de passagem em qualquer PC, ou passagem extemporânea, será considerada “perda do PC” e a equipe terá 900 (novecentos) pontos negativos.


6. Equipamentos de Uso Obrigatório

6.1. Individuais: Calçado apropriado para caminhada, roupas leves e confortáveis e Kit para hidratação (squeeze, camelback, etc.)

6.2. Por equipe: Kit de primeiros socorros, bússola, cronômetro ou relógio, calculadora, caneta, recipiente para lixo.


 

7. Penalizações gerais

7.1. A equipe perderá pontos se:

  • Tumultuar o Trabalho no PC – 300 (trezentos) pontos;

  • Falta de membro da Equipe – 2.000 (dois mil) pontos negativos por membro faltante/ausente;

  • Não largar no horário estipulado – 1.000 (mil) pontos negativos;

7.2. As penalidades acima indicadas, dependendo da situação concreta, poderá ser aplicada cumulativamente.

7.3. É obrigatório o uso da camiseta oficial do evento para todos os integrantes da equipe, bem como, os demais itens disponibilizados no Kit do participante, não sendo permitido, em nenhuma hipótese o uso de outra vestimenta ou propaganda de outra(s) competição(ões), durante a realização da prova.


 

8. Vistoria e Identificação dos Competidores

8.1. A identificação dos competidores, no ato da prova, será realizada pela carteira de identidade fichas de inscrição.

8.2. Todos os participantes/competidores deverão portar obrigatoriamente, seus respectivos Termos de Conhecimento de Risco – Anexo I, impresso e assinado para ser entregue à administração anteriormente à largada da sua equipe.


 

9. Cancelamentos e ou alteração de percurso da prova

9.1. Por ser uma prova ao ar livre ela não será cancelada por chuvas, mal tempo, frio, calor, ventos, etc., desde que tais intempéries, não coloque em risco a integridade física dos participantes.

9.2. Ocorrerá o cancelamento da prova somente em casos que, a critério da organização, possam causar risco a integridade física dos participantes do evento.

9.3. Caso exista alguma alteração de percurso de última hora, será anunciado pela organização da prova na saída ou em casos pontuais existirá uma pessoa do staff devidamente identificada que orientará as equipes sobre o caminho.


 

10. Motivos de Desclassificação

10.1. Será desclassificada sumariamente, sem direito a protesto ou recurso, o participante e/ou a equipe que praticar as seguintes condutas:

  • Desrespeitar a propriedade alheia ou a natureza, causando sua danificação, destruição ou desvalorização, podendo a equipe ser responsabilizada civil e criminalmente pelos atos praticados;

  • Desrespeitar as pessoas, praticando atos antidesportivos entre equipes ou entre membros da própria equipe;

  • Fazer uso de substâncias proibidas durante a realização da etapa;

  • Retirar do percurso qualquer tipo de marcação ou orientação, sejam públicas ou da organização;

  • Trocar integrantes da equipe sem solicitação à organização e sua respectiva aceitação;

  • Obstruir propositadamente a passagem de outra equipe;

  • Desrespeitar ou desacatar as decisões da organização e orientações dos integrantes do staff;

  • Alterar anotações ou mexer nos equipamentos da organização;

  • Andar (mesmo que só com um integrante) pelo percurso da etapa antes da sua largada;

  • Passar ou receber informações da etapa para equipes que ainda não largaram (posição de PC, distâncias, PC virtual, etc.);

  • Descartar, no percurso, lixo, folhas de planilhas, pilhas, embalagens, etc., em locais não autorizados/apropriados;

  • Utilizar equipamentos de comunicação diversos daqueles permitidos (celulares, pagers, rádios ou similares);

  • Utilizar equipamentos mecânicos de medição: “rodinha”, trena, barbantes, cordas, binóculos, etc.;

  • Utilizar equipamentos eletrônicos de medição: Lasers, ultra-som, etc.;

  • Iniciar a prova sem os equipamentos obrigatórios e/ou sem ter participado das orientações da organização;

  • Não assinar e/ou omitir ou declarar informações falsas no Termo de Conhecimento de Risco e/ou não entregá-lo impresso e assinado no prazo delimitado anterior ao seu horário de largada;

  • Tentar se comunicar, entrar em contato ou influenciar o apurador antes da divulgação dos resultados oficiais.

10.2. A desclassificação poderá ser parcial, quando abrangida para apenas uma ou mais etapas da prova, sendo penalizada pelos pontos negativos relativos a perda do PC, ou total, com a eliminação da equipe da prova como um todo.

10.2.1. Em caso de desclassificação, seja ela total ou parcial, essa avaliação e decisão será tomada de forma soberana, pela organização da prova, através dos diretores indicados nesse Regulamento.

10.3. A desclassificação, parcial ou total, da prova, assim decidida pela organização não acarretará qualquer forma ou espécie de direito a reparação ou ressarcimento a equipe ou a qualquer de seus integrantes.


 

11. Apuração

11.1. A cronometragem será feita com base num tempo padrão (hora, minuto e segundo) fixado pela organização e a hora oficial será fornecida pelo diretor de prova, informada sempre no início da prova.

11.2. O PC (posto de cronometragem ou de controle) estará colocado ao longo da trilha em locais e pontos aleatórios, podendo estar ou não nas referências e/ou em ordem cronológica onde anotarão os tempos reais de passagem das equipes, se a equipe estiver completa, etc.

11.3. Descarte de PC: a direção de prova poderá a seu critério descartar um ou mais postos de controle durante a prova, sendo estes avisados antes da largada.

11.4. O resultado final da prova será divulgado no mesmo dia em até 3 horas após a chegada da última equipe.

11.4.1. Havendo situações de emergência que ocasionem a ausência do Diretor de Prova, o resultado não será divulgado no prazo acima delimitado, sendo a divulgação disponibilizada no site do Sesc Pantanal, no prazo de até 24h, do dia útil seguinte ao término da prova.

11.5. Será considerada vencedora a equipe que não cometeu nenhuma infração e manteve a pontuação 0 (zero) ou apresentar o menor saldo de pontos negativos somados, ou seja, a pontuação mais próxima de 0 (zero).


 

12. Empates

12.1. Caso exista empate entre duas ou mais equipes, será considerada vencedora a equipe que responder corretamente o maior número de questionamentos sobre o conteúdo da apostila fornecida - Bioma Cerrado, realizadas após a divulgação do resultado final.


 

13. Recursos e Protestos

13.1. Serão aceitos desde que interpostos ao diretor de prova, por escrito e em até 30 (trinta) minutos após a chegada da última equipe participante, protestos tratando de situações relativas ao percurso.

13.2. Recursos sobre o resultado final da prova, serão aceitos em até 15 (quinze) minutos após a divulgação do resultado.

13.2.1. O recurso deverá ser feito por escrito e conter as assinaturas de todos os integrantes da equipe.

13.3. Os recursos e protestos serão julgados por membros nomeados pela direção de prova, no prazo máximo de 60 (sessenta) minutos a contar de sua interposição.

13.4. Decorridos os prazos acima destacados, não serão mais aceitos protestos e/ou recursos.


 

14. Premiação das equipes

14.1. A equipe classificada em 1º lugar, conforme as condições e requisitos desse Regulamento, será premiada com um troféu, uma medalha para cada integrante/participante e um voucher que dá direito a 01 (uma) diária, para cada participante, no Hotel Sesc Porto Cercado na cidade de Poconé/MT.

14.1.1. O voucher é de uso pessoal e intransferível do integrante/ participante, tendo a validade de 01(um) ano, a contar da data de sua efetiva entrega.

14.1.2. O voucher poderá ser utilizado no prazo delimitado acima e no período de baixa temporada e mediante prévia consulta e disponibilidade.

14.2. As equipes classificadas em 2º e 3º lugares, serão premiadas com os respectivos troféus à sua colocação e, com as medalhas de participação.

14.3. Todos os participantes, que concluírem a prova, independentemente da classificação, serão premiados com uma medalha.


 

15. Casos Omissos

15.1 Casos omissos ao presente Regulamento serão analisados e julgados pelos diretores de prova, cuja decisão será soberana e irrecorrível.

A Equipe Organizadora contará com os seguintes Diretores de Prova:

  • Haroldo Martins e André Godin para assuntos técnicos e de regulamento;

  • Anderson Florêncio para assuntos administrativos