A 4ª Edição da corrida VG RUN tem como principais objetivos:

  • Promover movimento social e entretenimento entre os participantes e comunidades locais;
  • Incentivar a prática regulares de atividades físicas;
  • Fomentar o turismo no Distrito da Passagem da Conceição; - Comemorar os 153º anos da Cidade de Várzea Grande-MT. 

1. A PROVA

1.1 A 4ª Edição da corrida VG RUN será realizada no dia 10 de maio de 2020, (domingo) A prova terá duração máxima de 2h00min e o atleta que em qualquer dos trechos não estiver dentro do tempo projetado, será convidado a se retirar da prova.


2.2  Será obrigatório uso da camiseta do evento durante a prova.

3. CATEGORIAS DA PROVA E REGRAS DE PARTICIPAÇÃO.

  • Categoria geral 5km e 10km;
  • Categorias PCD somente 5km;
  • Categoria faixas etárias 5km e 10km (5 em 5 anos.);
  • Categoria por equipe somente no 5km.

De acordo com a Norma 12 em seu artigo 1º, parágrafo 8º da Confederação Brasileira de atletismo, a idade mínima para atletas participarem de prova de 5km é 14 (catorze) anos completo até 31 de dezembro do ano da prova, e 18 (dezoito) anos completo para o prova de 10km até 31 de dezembro do ano da prova.


3.1- Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) - Normas para participação de atletas com deficiências em corridas de rua. Conforme o artigo 3º alínea “a” incisos III e IV, do CPB, a Organização da Corrida esclarece ainda que o desporto para as pessoas com deficiências é regulado e dirigido por entidades específicas, não cabendo à realizadora deste evento e as entidades de administração do atletismo realização de evento nessa área do desporto. No entanto, considerando-se o caráter de manifestação de massa que as corridas de rua possuem, definiu-se pela participação de atletas com deficiências.


3.1.1 Cadeirantes (CAD)

O atleta que participa da competição com auxílio de cadeira de rodas (não motorizada) sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da organização nenhuma restrição quanto a peso, dimensões, número de rodas desde que obedeçam a padrões de competição ou uso diário. É obrigatório o uso de itens de segurança (Capacete, luvas e óculos), o acompanhante, ou seja, perna de aluguel terá que ser inscrito na prova para tal função.


3.1.2 Deficiente Visual (DV)

Atleta sem visão e ou com visão parcial participará da corrida com um atleta guia. O Acompanhante do atleta deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das categorias. O atleta deverá estar unido ao guia por cordão (que deve ter no máximo 0,5m de comprimento) a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na chegada, independente do grau de deficiência. Na realização da inscrição, informar quem será o guia enviando documento com foto. O Atleta-guia não deverá, em momento algum, empurrar, puxar ou propelir o atleta. O método de condução deverá ser através de uma corda que irá ligar ambos, através dos braços, mãos ou dedos.


3.1.3 Deficientes Físicos

Amputado membros inferiores (AMP) – Classes funcionais - T42, T43 e T44. O ATLETA com amputação de membros inferiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Nessa classe os atletas podem-se valer do uso de prótese para possibilitar sua locomoção.

Amputados membros superiores - (DMS) – Classes funcionais - T45 e T46.

O ATLETA com amputação de membros superiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Os atletas dessas classes podem utilizar próteses ou órteses para melhorar o balanço e equilíbrio corporal.

Observação: Não haverá distinção entre classes, que concorrerá a premiação por categoria física.

PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD), serão ofertadas 10 vagas gratuitamente, devendo concretizar sua inscrição na retirada dos kits sendo feito pessoalmente.

Obrigatório apresentar laudo médico da deficiência e que ateste estar o atleta apto (a) a participar da prova.


-3.1.5 No ato da inscrição, todos atletas declara que:

  • Está ciente que antes de participar da corrida deve consultar um médico e um Profissional em Educação Física.
  • Concorda com o regulamento assinalando a opção apresentada no sistema online ou na ficha de inscrição, o (a) participante aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade.
  •  Portar o número de peito na parte frontal do corpo durante todo percurso da prova.
  • Qualquer reclamação sobre o resultado parcial ou final da competição deverá ser feita, por escrito, a comissão organizadora da corrida, até 30min após sua divulgação.
  • Autoriza o uso de fotografias, filme ou outra gravação contendo imagens de sua participação neste evento para finalidade legitimas de divulgação do evento através de veículos impressos, televisivos, internet, ou outros meios eletrônicos.
  • A inscrição na prova é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar aos organizadores do evento formalmente por escrito será responsável por qualquer acidente ou dano que esta venha a sofre isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova seus patrocinadores apoiadores e órgão público envolvidos na prova.
  • Os participantes inscritos são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude respondera por falsidade ideológica.

h)Termo de Responsabilidade:

Eu, abaixo assinado, confirmo minha inscrição na 4ª Edição da Corrida VG RUN e declaro estar em perfeitas condições de saúde para disputar, isentando os organizadores, patrocinadores e demais entidades de apoio deste evento de qualquer responsabilidade sobre eventuais acidentes e/ou danos físicos e clínicos que eu venha a sofrer.

  1. O valor da inscrição não será devolvido, caso o participante desista da prova.

j) O não uso da camiseta do evento durante o percurso da prova implicará, em desclassificação.


4. PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

A Largada e chegada será no mesmo lugar para os percursos 10km e 5km na quadra 30 do loteamento Parque das Águas, situado na Av. da Passagem da Conceição, homologado pela CBAt (confederação Brasileira de Atletismo) e FAMT (Federação Mato-grossense de Atletismo). Mapa do percurso em anexo.

4.2 HORÁRIOS DA LARGADA

  • Categorias PcD às 6h50min;
  • Categoria Geral 07h00min;
  • horários da concentração dos atletas: A partir das 06h – na quadra 30 do loteamento parque das águas, situado na Av. da Passagem da Conceição.
  • O horário da largada da prova ficará sujeito às alterações em razão de ordem externa, tais como trafego, falhas de comunicação, suspensão de fornecimento de energia elétrica etc.
  •  A premiação será realizada à partir das 08h30.

ALERTA:

Será obrigatório uso de camiseta do evento para participar da prova;

  • Considerando que para chegar à área de concentração possui somente uma via principal atente para o horário do fechamento da via.

  • Informo-vos a todos participantes que esta via de acesso ao local da largada, será impedida de trânsito a partir das 06h30min.


    5-  INSCRIÇÕES E PRAZOS

  1. - As inscrições para 4ª EDIÇÃO DA CORRIDA VGRUN serão abertas a partir do dia 17 de fevereiro de 2020, e serão limitadas a 1000 (hum mil) participantes divididos nas provas de 5 km e 10 km com encerramento previsto no dia 30 de abril do corrente ano, ou até o preenchimento total das vagas. Após esta data, se ainda houver vagas, poderão ser feita na retirada do kit, a critério da organização da corrida. Os valores das inscrições serão divididas por lotes conforme quadro abaixo:

 

LOTES

INÍCIO E TÉRMINO

VALORES

1º LOTE

17 de Fev a 29 Fev

R$ 65,00

2º LOTE

01 de Mar a 15 de Mar

R$ 70,00

3º LOTE

Após 16 de Mar

R$ 75,00

Os (as) Atletas idosos tem o direito ao benefício de desconto de 50% do valor da inscrição.

5.2. As inscrições serão realizadas pela internet através do site www.morro- mt.com.br. e no Site Vg Notícias com valor da inscrição porem sem taxa.

5.3 Atletas/equipes que quiserem que conste identificação de seu nome em seu número de peito, devem encaminhar seus devidos nomes, com as inscrições quitadas até às 17horas do dia 01 de maio de 2020, após esta data os números de peito virão sem nome do atleta, recebendo apenas a numeração. Parágrafo único: As inscrições para ATLETAS COM DEFICIÊNCIA serão feitas presencialmente nos dias da entrega dos kits, sendo necessário a apresentação da declaração médica em receituário próprio, com data atual além de assinada e com carimbo do CRM do médico.


6. ENTREGA DOS KITS

A retirada do kit, será pessoalmente ou por terceiro devidamente autorizado, deverá ser feita das 14h às 20h no dia 08 (sexta–feira), e no dia 09 de maio de 2020, das 11h até as 20h de (sábado), através da apresentação obrigatória da ficha de inscrição ou de um documento de identificação oficial com foto. Esse representante deverá estar munido de documento pessoal com foto para conferência no momento da retirada. O local será informado posteriormente pela organização.

O kit contemplará as seguintes peças:

  • Camiseta alusiva ao evento;
  • Chip eletrônico descartável;
  • Número de inscrição, também conhecido como número de peito.
  • Saco mochila;
  • Brindes etc.

-Não haverá entrega de kits no dia do evento.

Obrigatoriedade – Todos os atletas devidamente inscritos na prova estão obrigados, sob pena de desclassificação, a utilizar o chip de forma correta e o número de inscrição, corretamente fixado e aberto na parte frontal da camiseta. A colocação do chip é de responsabilidade de cada atleta, que deverá verificar o modo correto de inseri-lo no tênis, bem como usar a camiseta oficial da corrida.


7. REGRAS GERAIS

  •  A Organização não se responsabiliza pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição, cabendo ao atleta ou ao responsável o ônus por qualquer item que afronte o regulamento do evento. Mediante a constatação de fraude na inscrição, o atleta será desclassificado sem nenhum direito a recurso.
  • Ao participar do evento o atleta assume a responsabilidade pelo fornecimento de seus dados e aceitos integralmente o Regulamento Geral da Prova, participando por livre e espontânea vontade, e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, treinamento, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.
  • Serão colocados à disposição dos participantes inscritos os serviços de sanitários (banheiros químicos) devidamente sinalizados.
  • A Organização recomenda que não sejam deixados valores exposto em carros (Exemplo: relógios, celulares, roupas e acessórios de alto valor, cartões de crédito, cheques, dinheiro etc.).
  • Não haverá reembolso por parte da Organização, bem como de seus patrocinadores, apoiadores oficiais e parceiros de segmento, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes do evento, independente de qual for o motivo, nem por extravio de materiais ou prejuízo que eventualmente os atletas venham a sofrer durante a participação na prova.

  • A Organização poderá suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior.

  Atendimentos médico

Haverá 2 (duas) unidades móveis de atendimento médico ao longo do percurso, incluindo largada e chegada.

       Postos de hidratação

Serão disponibilizados postos de águas na área de largada e chegada, e nos 3km; 6,5 km ,7,5km e 9 Km, para percurso de 10km e para o percurso de 5km terá postos de hidratação nos 1km e 2,5km e 4km e na área de chegada.

i.Reclamação e protesto.

Quaisquer reclamações ou protesto só serão aceitos por escritos ao delegado representante da CBAt até 30 min após a divulgação do resultado final oficial conforme regras Internacionais da IAAF.

8. REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO

  1. A corrida terá duração máxima de 2h (duas horas) sendo a área da linha de chegada e seus equipamentos/serviços desligados/desativados após este período. O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor.
  2. A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e a coordenação proverá pessoal para a orientação aos participantes.
  3. Para os casos de emergência serão disponibilizados serviço de ambulância para os participantes. O atendimento médico de emergência será efetuado em hospitais da rede pública na cidade de Várzea Grande.
  4. Impedimentos legais

Quando um atleta for declarado suspenso ou impossibilitado de participar de provas pela IAAF, CBAt, FAMT, Justiça Desportiva ou, ainda, pela Justiça Comum, não poderá ser inscrito na competição. Caso venha conseguir a inscrição por meios ilegais, omitindo sua condição de “suspenso” ou “impossibilitado”, sua inscrição e eventual classificação serão consideradas sem efeito.


Desclassificações – o atleta será desclassificado nos seguintes casos:

  1. Quando houver troca de número ou do chip eletrônico;
  2. Ceder o número, chip eletrônico a outro atleta inscrito ou não inscrito na prova;
  3. Deixar de passar nos pontos determinados como “postos de controles”;
  4. Largar antes da autorização do diretor da prova; pular grades ou adentrar a pista ilegalmente durante a largada;
  5. Empurrar, cortar caminho, pegar carona ou outras formas de burlar as normas da prova para alcançar qualquer tipo de vantagem;
  6. Desacatar outro atleta, o público, a arbitragem ou os organizadores.
  7. Deixar de usar a camiseta oficial da corrida no percurso.
    MONTAGEM DE TENDAS:
  • As tendas na arena do evento serão todas padronizadas, identificadas com o logomarca da sua assessoria e limitada.
  • Equipe ou Assessorias acima de 10 (dez) atletas, pagarão nas inscrições o valor de R$ 60,00, por atletas, nos quais deverão ser preenchidas e entregue no Site VG Noticia em Várzea Grande, do lado de Prefeitura de Várzea Grande, em horário comercial.
  • Equipes ou Assessorias que se inscreverem acima de 20 (vinte), atletas ganharão 1(uma) tenda de 5m x 5m;

9- PREMIAÇÃO

Somente serão classificados e terão direito à medalha de participação os atletas que completarem rigorosamente o percurso, e estiverem com o número de peito fixado na parte frontal, devendo entregar o picote para retirada da medalha. A premiação seguirá a Norma 07 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) considerando o tempo bruto, ou seja, a ordem de chegada como critério para definir os vencedores Gerais nas provas de 5km e 10km, e tempo liquido para faixas etárias.

10.1 CATEGORIA GERAL 10KM.

 

MASCULINO

 

FEMININO

1º LUGAR - Troféu + R$ 700,00

1º LUGAR - Troféu + R$ 700,00

2º LUGAR - Troféu + R$ 500,00

2º LUGAR - Troféu + R$ 500,00

3º LUGAR - Troféu + R$ 300,00

3º LUGAR - Troféu + R$ 300,00

Total Prêmio

=    R$ 1.500,00

Total Prêmio

= R$ 1.500,00

    

 

  1. CATEGORIA GERAL 5KM.

 

MASCULINO

 

FEMININO

1º LUGAR – Troféu + R$ 700,00

1º LUGAR - Troféu + R$ 700,00

2º LUGAR - Troféu + R$ 500,00

2º LUGAR - Troféu + R$ 500,00

3º LUGAR - Troféu + R$ 300,00

3º LUGAR - Troféu + R$ 300,00

Total Prêmio

=    R$ 1.500,00

Total Prêmio

= R$ 1.500,00

 

 

 

 

Os campeões somente receberão seus respectivos valores após apresentarem algum documento identificação com foto, como RG ou passaporte.

OBS: Em nenhuma hipótese haverá premiação cumulativamente.

10.3 CATEGORIA POR EQUIPE DE CORRIDA E ATLETAS MAIS IDOSOS.

Será premiado com troféu a equipe que tiverem os 10 (dez) primeiros atletas passado a linha de chegada, estando todos regularmente inscritos e constando o nome da sua equipe na ficha de inscrição.

Obs.: Somente na prova de 5 km haverá premiação por equipe.

 

EQUIPE CAMPEÃ - 1º LUGAR – TROFÉU

ATLETAS MAIS IDOSOS - MAS/FEM - TROFÉUS

 

  1. CATEGORIA POR FAIXAS ETÁRIAS NOS 10KM

 

Com a relação às faixas etárias, será considerado o tempo liquido. Serão premiados os três primeiros lugares de cada faixas etárias com troféus, e somente o 1º colocado por faixas etária receberá troféu + dinheiro no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais):

 

IDADES

CLASSIFICAÇÃO

SEXO

PRÊMIOS

18 a 24 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

25 a 29 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

30 a 34 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

35 a 39 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

40 a 44 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

45 a 49 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

50 a 55 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

  56 a 59 anos

 

1º, 2º e 3º LugarMAS/ FEMTROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

60 a acima

 

1º, 2º e 3º LugarMAS/ FEMTROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

 

 10.5 CATEGORIA POR FAIXAS ETÁRIAS NOS 5KM

Com a relação às faixas etárias, será considerado o tempo liquido. Serão premiados os três primeiros lugares de cada faixas etárias com troféus, e somente o 1º colocado por faixas etárias receberão troféus + dinheiro no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais):

 

IDADES

CLASSIFICAÇÃO

SEXO

PRÊMIOS

14 a 17 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

18 a 24 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

25 a 29 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

30 a 34 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

35 a 39 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

40 a 44 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

45 a 49 anos

1º, 2º e 3º Lugar

MAS/ FEM

TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)

            50 a 55       anos1º, 2º e 3º LugarMAS/ FEM             TROFÉUS + (R$ 50,00, PARA 1º FAIXA)
  56 a 59 anos1º, 2º e 3º Lugar 

Realizador:...: Site VG Notícias  - Várzea Grande - MT

Organizador...: Rodrigo Ferreira da Costa

Contatos......: (65) 99251-1350

E-mail........: vgnoticias@gmail.com

  • As informações divulgadas nesta página, assim como toda a organização do evento, são de responsabilidades do organizador.

  • Informamos ainda que a Morro MT é a empresa contratada para prestação de serviços de inscrições online e em alguns casos a cronometagem eletronica.