A 1ª corrida e caminhada Contra a Fome tem como principais objetivos:
Arrecadar e distribuir alimentos não perecível para populações carentes nas regiões periféricas da baixada cuiabana.
Despertar amor ao próximo ajudando aqueles que mais necessitam porque a fome tem pressa;
Incentivar a prática regular de atividade física;
Como será um evento beneficente e sem fins lucrativos, não teremos dinheiro em premiação, somente troféus do 1º ao 5º colocados masculino e feminino e medalhas para os cem (100) primeiros colocados na prova de 10km
1.OBJETIVO
A 1ª corrida e caminhada Contra a Fome tem como principais objetivos:
Como será um evento beneficente e sem fins lucrativos, não teremos dinheiro em premiação, somente troféus do 1º ao 5º colocados masculino e feminino e medalhas para os cem (100) primeiros colocados na prova de 10km.
Será obrigatório uso da camiseta do evento para participar da prova.
2.PROMOÇÃO, APOIO E PATROCÍNIO.
3. A PROVA
4. CATEGORIAS DA PROVA E REGRAS DE PARTICIPAÇÃO.
5.PERCURSO
A Largada e chegada será no parque das águas, homologado pela CBAt (confederação Brasileira de Atletismo) e FAMT (Federação Mato-grossense de Atletismo). Mapa do percurso em anexo.
Categorias PcD às 16h45min;
6.2. Categoria Caminhada 16h30min;
Categoria competidores 17h00min;
horários da concentração dos atletas: A partir das 16h00min
O horário da largada da prova ficará sujeito às alterações em razão de ordem externa, tais como tráfego, falhas de comunicação, suspensão de fornecimento de energia elétrica etc.
7. INSCRIÇÕES E PRAZOS
As inscrições para 1ª Corrida e Caminhada serão abertas a partir do dia 23 de fevereiro 2022, e serão limitadas a 2000 (duas mil vagas) divididos nas provas de 5km caminhada e 10 km com encerramento previsto no dia 30 de março do corrente ano, ou até o preenchimento total das vagas. Após esta data, se ainda houver vagas, poderão ser feitas na retirada do kit, a critério da organização da corrida.
O valor das inscrições será de R$ 25,00 + 2kg de alimento perecível que será entregue na retirada dos kits.
As inscrições serão realizadas pela internet através do site www.morro.mt.com.br.
O kit contempla as seguintes peças:
LOCAL DA RETIRADA SERÁ DIVULGADO NAS MÍDIAS SOCIAIS.
8.1. Obrigatoriedade – Todos os atletas devidamente inscritos na prova estão obrigados, sob pena de desclassificação, a utilizar o chip de forma correta e o número de inscrição, corretamente fixado e aberto na parte frontal da camiseta.
A retirada do kit, será pessoalmente ou por terceiro devidamente autorizado, deverá ser feita das 14h às 20h entre os dias 11 a 15 de abril de 2022, através da apresentação obrigatória da ficha de inscrição ou de um documento de identificação oficial com foto. Esse representante deverá estar munido de documento pessoal com foto para conferência no momento da retirada. O local será informado posteriormente pela organização.
A colocação do chip é de responsabilidade de cada atleta, que deverá verificar o modo correto de inseri-lo no tênis.
MEDALHAS
Somente serão classificados e terão direito à medalha de participação cem (100) primeiros atletas que completarem rigorosamente o percurso de 10km e estiverem com o número de peito fixado na parte frontal, devendo entregar o picote para retirada da medalha. A premiação seguirá a Norma 07 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) considerando o tempo bruto, ou seja, a ordem de chegada como critério para definir os vencedores Geral na prova de 10km, conforme descrito abaixo:
CATEGORIA GERAL TROFEÚ 10KM.
MASCULINO FEMININO | |
1º LUGAR - Troféu | 1º LUGAR - Troféu |
2º LUGAR - Troféu | 2º LUGAR - Troféu |
3º LUGAR - Troféu | 3º LUGAR - Troféu |
4º LUGAR - Troféu | 4º LUGAR - Troféu |
5º LUGAR - Troféu | 5º LUGAR - Troféu |
Total = 5 TROFEÚS | Total 5 TROFEÚS |
Será obrigatório uso da camiseta do evento para participar da prova.
De acordo com a Norma 12 em seu artigo 1º, parágrafo 8º da Confederação Brasileira, a idade mínima para atletas participarem de prova de 5km é 14 (catorze) anos completo até 31 de dezembro do ano da prova, e 18 (dezoito) anos completo para o prova de 10km até 31 de dezembro do ano da prova.
Conforme o artigo 3º alínea “a” incisos III e IV, do CPB, a Organização da Corrida esclarece ainda que o desporto para as pessoas com deficiências é regulado e dirigido por entidades específicas, não cabendo à realizadora deste evento e as entidades de administração do atletismo realização de evento nessa área do desporto. No entanto, considerando-se o caráter de manifestação de massa que as corridas de rua possuem, definiu-se pela participação de atletas com deficiências.
O atleta que participa da competição com auxílio de cadeira de rodas (não motorizada) sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da organização nenhuma restrição quanto a peso, dimensões, número de rodas desde que obedeçam a padrões de competição ou uso diário. É obrigatório o uso de itens de segurança (Capacete, luvas e óculos), o acompanhante, ou seja, perna de aluguel terá que ser inscrito na prova para tal função.
Atleta sem visão e ou com visão parcial participará da corrida com um atleta guia. O Acompanhante do atleta deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das categorias. O atleta deverá estar unido ao guia por cordão (que deve ter no máximo 0,5m de comprimento) a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na chegada, independente do grau de deficiência. Na realização da inscrição, informar quem será o guia enviando documento com foto. O Atleta-guia não deverá, em momento algum, empurrar, puxar ou propelir o atleta.
O método de condução deverá ser através de uma corda que irá ligar ambos, através dos braços, mãos ou dedos. O guia deverá ser identificado com o uso de um colete de cor laranja fornecido pela organização.
Não haverá distinção entre classes, que concorrerá a premiação por categoria física.
PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD), serão ofertadas 10% das vagas gratuitamente com inscrição presencial.
- Obrigatório apresentar laudo médico da deficiência ou outro documento que comprove que ateste estar o atleta apto (a) a participar da competição no ato da inscrição.
9.9 No ato da inscrição, os atletas assessoria ou equipe declara que:
Eu, abaixo assinado, confirmo minha inscrição na 1ª Contra Fome e declaro estar em perfeitas condições de saúde para disputar, isentando os organizadores, patrocinadores e demais entidades de apoio deste evento de qualquer responsabilidade sobre eventuais acidentes e/ou danos físicos e clínicos que eu venha a sofrer.
O valor da inscrição não será devolvido, caso o participante desista da prova.
11. Atendimentos médico
Haverá unidades móveis de atendimento médico ao longo do percurso, incluindo largada e chegada.
Serão disponibilizados postos de águas na área de largada e chegada, nos 2,5Km; 5Km e 7,5 Km, para percurso de 10km e para o percurso de 5km terá postos de hidratação nos 2,5 km e na chegada.
Reclamação e protesto.
Quaisquer reclamações ou protesto só serão aceitos por escritos ao delegado representante da CBAt até 30 min após a divulgação do resultado final oficial conforme regras Internacionais da IAAF.
11 REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO
11.4 Impedimentos legais
Quando um atleta for declarado suspenso ou impossibilitado de participar de provas pela IAAF, CBAt, FAMT, Justiça Desportiva ou, ainda, pela Justiça Comum, não poderá ser inscrito na competição. Caso venha conseguir a inscrição por meios ilegais, omitindo sua condição de “suspenso” ou “impossibilitado”, sua inscrição e eventual classificação serão consideradas sem efeito.
Desclassificações – o atleta será desclassificado nos seguintes casos:
9.6. Não haverá pagamento de cachê para nenhum ATLETA
12. CONSIDERAÇÕES FINAIS
CUIABÁ– MT, 24 fevereiro de 2022.
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