A PROVA

A 7ª Edição da corrida VG RUN será realizada no dia 25 de maio de 2025, (domingo) em comemoração ao 158º da fundação da cidade de Várzea Grande-MT. A prova terá duração máxima de 2h, e o atleta que em qualquer lugar dos trechos do percurso que não estiver dentro do tempo projetado, será convidado a se retirar da prova.

PERCURSO SERÁ DE APROXIMADAMENTE 7KM. 

A PROVA

  1. A 7ª Edição da corrida VG RUN será realizada no dia 25 de maio de 2025, (domingo) em comemoração ao 158º da fundação da cidade de Várzea Grande-MT. A prova terá duração máxima de 2h, e o atleta que em qualquer lugar dos trechos do percurso que não estiver dentro do tempo projetado, será convidado a se retirar da prova.

PERCURSO SERÁ DE APROXIMADAMENTE 7KM

  1. A competição terá percurso definido conforme abaixo:
  1. A largada e chegada será no loteamento Parque das Águas próximo à fábrica Sebo Jales na região da Passagem da Conceição, em Várzea Grande- MT. Após a largada os atletas farão o contorno na 1ª rotatória em frente à fábrica Sebo Jales, percorrendo sentido avenida Mário Andreza, passando pela 2ª Rotatória, passando em frente a 3ª rotatória que dá acesso ao Chapéu do Sol (DEALE MOVEIS), seguindo em frente para fazer o contorno na 4ª rotatória para voltar para a chegada no loteamento Parque das Águas perfazendo o percurso aproximado de 7 quilômetros, homologado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FAMT (Federação de Atletismo de Mato Grosso).

  2. Será obrigatório uso da camiseta do evento durante a prova e na premiação para imagem oficial do evento, sendo liberado uso da camiseta da assessoria do atleta no podio somente após foto oficial do evento.

3. HORÁRIOS DA LARGADA

  • Categorias Especial (PcD) às 6h50min;
  • Categoria Geral masculino e feminino 07h00min;

lHorários da concentração dos atletas: A partir das 06h – loteamento Parque das Águas, situado na av. da Passagem da Conceição – Várzea Grande-MT.

  • O horário da largada da prova ficará sujeito às alterações em razão de ordem externa, tais como tráfego, falhas de comunicação, suspensão de fornecimento de energia elétrica, etc.

  • Considerando que para chegar à área de concentração possui somente uma via principal, atente para o horário do fechamento da via a qual será às 06h30min.

4.INSCRIÇÕES

  1. As inscrições para 7ª EDIÇÃO DA CORRIDA VGRUN, serão abertas a partir do dia 20 de janeiro de 2025, no site da morro-mt.com.br, para (1.000 mil) inscritos.

4.2 Para a inscrição é necessário que o atleta adquira a camiseta do evento no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) + Taxa do Site.  

  1. Teremos às Inscrições presenciais nos dias das retiradas dos kits entre os dias 23/05 (sexta-feira), e no dia 24\05, (sábado), local das inscrições e horários da retirada dos kits, será divulgado nas mídias sociais em breve.
  1. As inscrições para ATLETA ESPECIAL (PCD).

Conforme a Lei nº 11.904 de 13 de setembro de 2022, no seu artigo 3º, que que alterou o dispositivo da Lei 10.941 de 17 de setembro de 2019, que  dispõe sobre gratuidade  de inscrição às pessoas com dificiências em competições esportivas, realizadas no Estado de Mato Grosso, serão  ofertada  Gratuitamente ao menos  10% (dez por cento) do número total de inscrições disponíveis ou seja 100 (cem) inscrições.

Conforme Lei nº 10.491, o Art. 5º,  § 1º e § 2º, de 17 de setembro de 2019,

§1º Sempre que a pessoa com deficiência necessitar de acompanhamento para realização da prova, o direito previsto no caput deste artigo será estendido ao seu acompanhante, que, nesta qualidade, não fará jus ao recebimento da premiação distribuída pela entidade promovedora, salvo se efetuar o pagamento de sua inscrição nas mesmas condições exigidas aos demais participantes; §2º somente fará jus à gratuidade prevista nesta Lei, o competidor que possuir renda mensal de até 3 salários minimos, devidamente comprovada. 

4.6    Serão feitas GRATUITAMENTE e presencialmente nos dias da entrega dos kits, sendo necessário a apresentação da declaração médica em receituário próprio, com data atual além de assinada e com carimbo do CRM do médico.

 4.7Conforme Lei 10.741/2003, Atletas acima de 60 tem o direito ao benefício de desconto de 50% do valor da inscrição.

4.8 Atletas/equipes que quiserem que conste a identificação de seu nome no seu número de peito, devem encaminhar seus devidos nomes, com as inscrições até às 17horas do dia 16 de maio de 2025, após esta data os números de peito virão sem nome do atleta, recebendo apenas a numeração.

4.9 As equipes com mais de 15 atletas ganharão uma tenda 5x5, serão limitadas para às 13 primeiras que realizarem as inscrições. 


5.CATEGORIAS DA PROVA E REGRAS DE PARTICIPAÇÃO.

  • Categoria Geral 7km;
  • Categorias Especial (PCD 7km) (Cadeirante, Físico e Visual);
  • Categoria faixa etária 7km;
  • Sub categoria para atletas residentes na cidade de Várzea Grande-MT. (será necessário comprovar no ato da premiação). 

De acordo com a Norma 12 em seu artigo 1º, parágrafo 8º da Confederação Brasileira de atletismo, a idade mínima para atletas participarem de prova de 7km é 16 (dezesseis) anos completo até 31 de dezembro do ano da prova, de ambos os sexos. Os menores deverão levar uma autorização por escrito dos pais ou responsáveis para participar da corrida na retirada dos kits, conforme modelo anexo.

5.1- Atletas Especiais - Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) - Normas para participação de atletas com deficiências em corridas de rua. Conforme o artigo 3º alínea “a” incisos III e IV, do CPB, a Organização da Corrida esclarece ainda que o desporto para as pessoas com deficiências é regulado e dirigido por entidades específicas, não cabendo à realizadora deste evento e as entidades de administração do atletismo realização de evento nessa área do desporto. No entanto, considerando- se o caráter de manifestação de massa que as corridas de rua possuem, definiu-se pela participação de atletas com deficiências.

5.1.1- Os atletas especiais, além do documento original de identidade, deverão anexar, obrigatoriamente, a via original da declaração médica em receituário próprio que o enquadre em uma classificação esportiva reconhecida pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) ou Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) ou ainda, receita médica ou atestado médico com data vigente em 2025 além de assinada e com carimbo do CRM do médico que o enquadre em uma das CATEGORIAS ATLETAS ESPECIAIS disponíveis para a prova. Com a apresentação (obrigatória) da declaração médica (CID) como comprovação de alguma deficiência elegível à participação na prova, o atleta tendo classe funcional (nacional ou internacional) oficial do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) ou Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) comprovada, poderá ter suas marcas homologadas por estas entidades. Para os que possuem a classe funcional, a divisão deverá ser realizada da seguinte forma:

  1. Cadeirantes (CAD)- Classes funcionais - T32, T33, T34, T51, T52, T53 e T54
  1. - Apenas cadeiras de rodas esportivas (3 rodas, duas grandes e uma pequena) serão permitidas, não sendo permitido o uso de cadeiras de dia a dia, cadeiras motorizadas, handcycles ou equipamentos com o auxílio de terceiros. É obrigatório o uso de capacete.
  2. Deficiente Visual (DV) – Classes funcionais - T11, T12 e T13.

5.2.5. Os ATLETAS deficientes visuais dividem-se nas seguintes classes T11, T12 e T13.

T11 - Estão os atletas com cegueira que não apresentem percepção luminosa ou aqueles que tem a capacidade de perceber uma fonte luminosa, mas não conseguem definir o formato de uma mão à frente do rosto;

T12 - Atletas com baixa visão, esses conseguem definir o formato de uma mão colocada a frente de seu rosto, indo até a acuidade visual de 2/60 ou campo visual de até 5 graus;

T13 - Atletas com baixa visão que apresentem acuidade visual variando entre 2/60 e 6/60 pés ou campo visual de até 20 graus.

Os atletas da classe T11 devem correr, obrigatoriamente, com o auxílio de um atleta-guia. Na classe T12, essa condição é opcional e o atleta da classe T13 deve, obrigatoriamente, competir nas mesmas regras do atleta regular, assim como o atleta T12 que optar em correr sem o auxílio do atleta-guia. O Atleta-guia não deverá, em momento algum, empurrar, puxar ou propelir o atleta. O método de condução deverá ser através de uma corda que irá ligar ambos, através dos braços, mãos ou dedos. O guia deverá ser identificado com o uso de um colete de cor laranja fornecido pela organização. Não haverá distinção entre classes. As classes T11, T12 e T13 serão para efeito de validação dos resultados junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Na realização da inscrição, informar quem será o guia enviando documento com foto. O Atleta-guia não deverá, em momento algum, empurrar, puxar ou propelir o atleta. O método de condução deverá ser através de uma corda que irá ligar ambos, através dos braços, mãos ou dedos.

5.2.6. Deficientes Físicos

Amputado membros inferiores (AMP) – Classes funcionais - T42, T43, T44, T61, T62, T63 e T64. O ATLETA com amputação de membros inferiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Nessa classe os atletas podem-se valer do uso de prótese para possibilitar sua locomoção, será permitido o uso de muletas como uma forma de inclusão desses atletas apaixonados pela corrida.

Amputado membros inferiores (AMP) – Classes funcionais - funcionais - T45 e T46. O ATLETA com amputação de membros inferiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Nessa classe os atletas podem-se valer do uso de prótese para possibilitar sua locomoção.

Amputados membros superiores - (DMS) – Classes funcionais - T45 e T46.

O ATLETA com amputação de membros superiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Os atletas dessas classes podem utilizar próteses ou órteses para melhorar o balanço e equilíbrio corporal.

Observação: Não haverá distinção entre classes, que concorrerá a premiação por categoria física.

6.No ato da inscrição, todos atletas declaram que:

  • Está ciente que antes de participar da corrida deve consultar um médico e um Profissional em Educação Física.
  • Concorda com o regulamento assinalando a opção apresentada no sistema online ou na ficha de inscrição, o (a) participante aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade.
  • Portar o número de peito na parte frontal do corpo durante todo percurso da prova.
  • Qualquer reclamação sobre o resultado parcial ou final da competição deverá ser feita, por escrito, a comissão organizadora da corrida, até 30min após sua divulgação.
  • Autoriza o uso de fotografias, filme ou outra gravação contendo imagens de sua participação neste evento para finalidade legitimas de divulgação do evento através de veículos impressos, televisivos, internet, ou outros meios eletrônicos.
  • A inscrição na prova é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar aos organizadores do evento formalmente por escrito será responsável por qualquer acidente ou dano que esta venha a sofre

isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova seus patrocinadores apoiadores e órgão público envolvidos na prova.

  • Os participantes inscritos são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude respondera por falsidade ideológica.

6.1 Termo de Responsabilidade:

Eu,                                                                   abaixo assinado, confirmo minha inscrição na 7ª Edição da Corrida VG RUN e declaro estar em perfeitas condições de saúde para disputar, isentando os organizadores, patrocinadores e demais entidades de apoio deste evento de qualquer responsabilidade sobre eventuais acidentes e/ou danos físicos e clínicos que eu venha a sofrer.

6.2. O valor da inscrição não será devolvido, caso o participante desista da prova.

6.3. O não uso da camiseta do evento durante o percurso da prova e na premiação no pódio implicará, em desclassificação.


7.A RETIRADA DO KIT - SERÁ DIVULGADO EM BREVE

A retirada dos kits, será pessoalmente ou por terceiro devidamente autorizado, enviando imagem do documento com foto através do celular para o retirante, e deverão ser feitas entre os dias 23/05 (sexta-feira) das 12h30min às 21h30, e no dia 24\05, (sábado) das 10h30 às 21h30, através da apresentação obrigatória da ficha de inscrição ou de um documento de identificação oficial com foto. Esse representante deverá estar munido de documento pessoal com foto para conferência no momento da retirada.

7.1O kit contemplará as seguintes peças:

  • Camiseta alusiva ao evento;
  • Chip eletrônico descartável;
  • Número de inscrição, também conhecido como número de peito;
  • Sacochila e Squeeze

7.2Não haverá entrega de kits no dia do evento.

  1. Obrigatoriedade – Todos os atletas devidamente inscritos na prova estão obrigados, sob pena de desclassificação, usar camisa do evento, o chip de forma correta e o número de inscrição corretamente fixado e aberto na parte frontal da camiseta. A colocação do chip é de responsabilidade de cada atleta, que deverá verificar o modo correto de inseri-lo no tênis, bem como usar a camiseta oficial da corrida.

 8.REGRAS GERAIS

  • A Organização não se responsabiliza pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição, cabendo ao atleta ou ao responsável o ônus por qualquer item que afronte o regulamento do evento. Mediante a constatação de fraude na inscrição, o atleta será desclassificado sem nenhum direito a recurso.
  • Ao participar do evento o atleta assume a responsabilidade pelo fornecimento de seus dados e aceitos integralmente o Regulamento Geral da Prova, participando por livre e espontânea vontade, e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, treinamento, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.
  • Serão colocados à disposição dos participantes inscritos os serviços de sanitários (banheiros químicos) devidamente sinalizados.
  • A Organização recomenda que não sejam deixados valores exposto em carros (Exemplo: relógios, celulares, roupas e acessórios de alto valor, cartões de crédito, cheques, dinheiro etc.).
  • Não haverá reembolso por parte da Organização, bem como de seus patrocinadores, apoiadores oficiais e parceiros de segmento, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes do evento, independente de qual for o motivo, nem por extravio de materiais ou prejuízo que eventualmente os atletas venham a sofrer durante a participação na prova.

A Organização poderá suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior.


9.Atendimentos médico

Haverá 2 (duas) unidades móveis de atendimento médico, uma durante o percurso e outra fixa na largada e chegada.

10.Postos de hidratação

Serão disponibilizados postos de águas na área de largada e chegada, e nos 2km; 4km 6km, na área de chegada.

11.Reclamação e protesto.

Quaisquer reclamações ou protesto só serão aceitos por escritos ao delegado representante da CBAt até 30 min após a divulgação do resultado final oficial conforme regras Internacionais da WA (World Atletics).


12.REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO

12.1 A corrida terá duração máxima de 2h (duas horas) sendo a área da linha de chegada e seus equipamentos/serviços desligados/desativados após este

período. O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor.

  1. A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e a coordenação proverá pessoal para a orientação aos participantes.
  2. Para os casos de emergência serão disponibilizados serviço de ambulância para os participantes. O atendimento médico de emergência será efetuado em hospitais da rede pública na cidade de Várzea Grande.
  3. Impedimentos legais

Quando um atleta for declarado suspenso ou impossibilitado de participar de provas pela IAAF, CBAt, FAMT, Justiça Desportiva ou, ainda, pela Justiça Comum, não poderá ser inscrito na competição. Caso venha conseguir a inscrição por meios ilegais, omitindo sua condição de “suspenso” ou “impossibilitado”, sua inscrição e eventual classificação serão consideradas sem efeito.

Desclassificações – o atleta será desclassificado nos seguintes casos:

  1. Quando houver troca de número ou do chip eletrônico;
  2. Ceder o número, chip eletrônico a outro atleta inscrito ou não inscrito na prova;
  3. Deixar de passar nos pontos determinados como “postos de controles”;
  4. Largar antes da autorização do diretor da prova; pular grades ou adentrar a pista ilegalmente durante a largada;
  5. Empurrar, cortar caminho, pegar carona ou outras formas de burlar as normas da prova para alcançar qualquer tipo de vantagem;
  6. Desacatar outro atleta, o público, a arbitragem ou os organizadores.
  7. Deixar de usar a camiseta oficial da corrida no percurso e na premiação.

13. MONTAGEM DE TENDAS:

  1. Equipes ou Assessorias que se inscreverem acima de 15 (quinze), atletas ganharão 1(uma) tenda de 5mx5m, sendo limitada essas tendas conforme mencionado no 4.5
  2. As escolhas do lugares das tendas na arena da corrida, será dada preferência para às 13 primeiras equipes que levar pessoalmente, ou enviar por email a planilha das inscrições, e preenchida com os nomes dos atletas nos endereços indicados: emai:rojanemarta@hotmail.com. Falar com Sra. Rojane 65 9 9690-6990 ou no Endereço : Rua Carlos Castilho, nº 50, bairro Jardim Imperador, VG-MT ( em frente a OAB e antigo Fórum de Várzea Grande).

14.PREMIAÇÃO

Somente serão classificados e terão direito à medalha de participação os atletas que completarem rigorosamente o percurso, e estiverem com o número de peito fixado na parte frontal, devendo entregar o picote para retirada da medalha. A premiação seguirá a Norma 07 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) considerando o tempo bruto, ou seja, a ordem de chegada como critério para definir os vencedores Gerais na prova e tempo liquido para faixas etárias.


15. CATEGORIA GERAL - 7 KM

MASCULINO
1º Lugar: Troféu + R$ 800,00
2º Lugar: Troféu + R$ 600,00
3º Lugar: Troféu + R$ 400,00

FEMININO
1º Lugar: Troféu + R$ 800,00
2º Lugar: Troféu + R$ 600,00
3º Lugar: Troféu + R$ 400,00


SUBCATEGORIA - MORADOR VÁRZEA GRANDE

(Apenas para os 1º colocados; não haverá acumulação de prêmio)

MASCULINO
1º Lugar: Troféu + Brinde

FEMININO
1º Lugar: Troféu + Brinde


CATEGORIA PCD - 7 KM

(Apenas para os 1º colocados de cada subcategoria)

CADEIRANTE

MASCULINO
1º Lugar: Troféu + R$ 300,00

FEMININO
1º Lugar: Troféu + R$ 300,00


FÍSICO

MASCULINO
1º Lugar: Troféu + R$ 300,00

FEMININO
1º Lugar: Troféu + R$ 300,00


VISUAL

MASCULINO
1º Lugar: Troféu + R$ 300,00

FEMININO
1º Lugar: Troféu + R$ 300,00

Os campeões somente receberão seus respectivos valores após apresentarem algum documento identificação com foto, como RG ou passaporte.


15.3. Em nenhuma hipótese haverá premiação cumulativamente.


15.4 CATEGORIA POR FAIXAS ETÁRIAS NOS 7KM

Com a relação às faixas etárias, será considerado o tempo liquido. Serão premiados os três primeiros lugares de cada faixa etária com troféus.

  • 16 a 20 anos
    • Masculino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
    • Feminino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
  • 21 a 30 anos
    • Masculino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
    • Feminino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
  • 31 a 40 anos
    • Masculino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
    • Feminino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
  • 41 a 50 anos
    • Masculino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
    • Feminino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
  • 51 a 60 anos
    • Masculino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
    • Feminino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
  • 61 a 70 anos
    • Masculino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
    • Feminino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
  • Acima de 71 anos
    • Masculino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus
    • Feminino: 1º, 2º e 3º Lugar – Troféus

 

VÁRZEA GRANDE-MT, 20 DE JANEIRO DE 2025

 REALIZAÇÃO: Instituto Mais, CNPJ 41.296.892/0001-05.

 

DIRETOR TÉCNICO E RESPONSÁVEL DA PROVA-

Assessoria Esportiva Rodrigo Costa.

REALIZAÇÃO: Instituto Mais, CNPJ 41.296.892/0001-05.

DIRETOR TÉCNICO E RESPONSÁVEL DA PROVA- Rodrigo Ferreira da Costa –
Barcharel em Ed. Física -Esp. Em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva.


 

  • As informações divulgadas nesta página, assim como toda a organização do evento, são de responsabilidades do organizador.

  • Informamos ainda que a Morro MT é a empresa contratada para prestação de serviços de inscrições online e em alguns casos a cronometagem eletronica.