1. DA PROVA
1.1 A corrida de rua denominada “CORRENDO COM BARBIE AVENTUREIRA” será realizada no dia 14 de junho de 2026 (domingo), com largada prevista a partir das 06h00, no Parque Tia Nair, localizado no município de Cuiabá.
1.2 Poderão participar da prova atletas de ambos os sexos, devidamente inscritos, que estejam de acordo com este Regulamento Oficial.
1.3 A prova será realizada sob qualquer condição climática, podendo ser suspensa, adiada ou cancelada caso condições climáticas extremas coloquem em risco a segurança dos participantes, a critério exclusivo da organização.
1.4 O percurso da prova terá largada e chegada nas dependências do Parque Tia Nair, com distância oficial de 5 km.
1.5 O evento contará também com a Corrida Kids, destinada a crianças de 4 (quatro) a 13 (treze) anos, a ser realizada em percurso reduzido, seguro e especialmente delimitado pela organização, em horário próprio e conforme regras específicas previstas neste Regulamento Oficial.
REGULAMENTO OFICIAL
CORRENDO COM BARBIE AVENTUREIRA – 2026
1. DA PROVA
1.1 A corrida de rua denominada “CORRENDO COM BARBIE AVENTUREIRA” será realizada no dia 14 de junho de 2026 (domingo), com largada prevista a partir das 06h00, no Parque Tia Nair, localizado no município de Cuiabá.
1.2 Poderão participar da prova atletas de ambos os sexos, devidamente inscritos, que estejam de acordo com este Regulamento Oficial.
1.3 A prova será realizada sob qualquer condição climática, podendo ser suspensa, adiada ou cancelada caso condições climáticas extremas coloquem em risco a segurança dos participantes, a critério exclusivo da organização.
1.4 O percurso da prova terá largada e chegada nas dependências do Parque Tia Nair, com distância oficial de 5 km.
1.5 O evento contará também com a Corrida Kids, destinada a crianças de 4 (quatro) a 13 (treze) anos, a ser realizada em percurso reduzido, seguro e especialmente delimitado pela organização, em horário próprio e conforme regras específicas previstas neste Regulamento Oficial.
2. DO HORÁRIO E DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
2.1 A programação oficial da corrida “CORRENDO COM BARBIE AVENTUREIRA”, a ser realizada no Parque Tia Nair, no município de Cuiabá, obedecerá ao seguinte cronograma:
2.2 A programação prevista poderá ser alterada pela organização por motivos técnicos, operacionais, climáticos ou de segurança, mediante comunicação prévia pelos canais oficiais do evento.
3. DAS CATEGORIAS E REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
3.1 Os atletas poderão participar da prova “CORRENDO COM BARBIE AVENTUREIRA” inscrevendo-se em apenas uma categoria, conforme descrito a seguir:
3.2 Somente poderão participar do evento atletas que não estejam suspensos ou impedidos de competir, conforme normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e que não estejam cumprindo qualquer tipo de penalidade disciplinar imposta por federações, confederações ou entidades esportivas reconhecidas.
3.3 Também não será permitida a participação de atletas que façam uso de substâncias proibidas, conforme regulamentação vigente das entidades esportivas competentes.
3.4 Caso haja fiscalização oficial, a relação de atletas impedidos poderá estar de posse do Delegado Técnico ou Árbitro Geral, indicado conforme normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), cabendo a estes a identificação e eventual impedimento de participação.
3.5 De acordo com as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a idade mínima para participação na prova de 5 km é de 14 (quatorze) anos completos até a data da realização do evento.
3.6 Atletas menores de 18 (dezoito) anos deverão realizar a inscrição mediante autorização expressa de pai, mãe ou responsável legal, conforme exigido pela organização.
3.7 Serão automaticamente desclassificados os atletas que não atenderem às exigências estabelecidas neste regulamento.
3.8 Corrida Kids
A Corrida Kids destina-se a crianças de 4 (quatro) a 13 (treze) anos, em caráter recreativo e promocional, com percursos reduzidos e adequados à faixa etária dos participantes.
3.9 A Corrida Kids será dividida nas seguintes categorias por idade e distância:
• 4 a 6 anos – 100 metros;
• 7 a 9 anos – 200 metros;
• 10 a 13 anos – 400 metros.
3.10 Para participação na Corrida Kids, será obrigatória a inscrição prévia realizada por pai, mãe ou responsável legal, com o preenchimento completo dos dados da criança e a aceitação expressa deste regulamento.
3.11 A participação na Corrida Kids dependerá de autorização expressa do pai, mãe ou responsável legal, que assumirá integral responsabilidade pelas informações prestadas no ato da inscrição, bem como pela aptidão da criança para participar da atividade.
3.12 A organização poderá exigir, a qualquer tempo, documento oficial de identificação da criança e do respectivo responsável legal para confirmação dos dados cadastrais e liberação da participação.
3.13 As crianças participantes da Corrida Kids deverão estar acompanhadas por pai, mãe ou responsável legal na arena do evento, desde a concentração até o encerramento da atividade.
3.14 Na categoria de 4 a 6 anos, a organização poderá permitir o acompanhamento da criança por 1 (um) responsável durante o percurso, sem caráter competitivo e desde que isso não comprometa a segurança, a organização da bateria ou os demais participantes.
3.15 Serão automaticamente impedidos de participar da Corrida Kids os inscritos que não atenderem às exigências previstas neste regulamento, especialmente quanto à faixa etária, inscrição regular, autorização do responsável legal e observância das regras de segurança estabelecidas pela organização.
4. DOS PELOTÕES DE LARGADA
4.1 A largada da prova “CORRENDO COM BARBIE AVENTUREIRA” será organizada em pelotões, com o objetivo de garantir maior segurança, fluidez e organização do início da corrida.
4.2 Os atletas serão distribuídos nos seguintes pelotões de largada:
4.3 O Pelotão PCD terá largada exclusiva e será composto por atletas inscritos na categoria Pessoas com Deficiência (PCD).
4.4 No ato da inscrição, os atletas que comprovarem pace igual ou inferior a 4min/km (quatro minutos por quilômetro) na categoria masculina e 4min 30s/km (quatro minutos e trinta segundos por quilômetro) na categoria feminina, em provas oficiais homologadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), poderão solicitar participação no Pelotão Elite.
4.5 A comprovação do desempenho deverá ser realizada mediante resultado oficial de prova homologada, podendo a organização solicitar documentação comprobatória.
4.6 Após o encerramento das inscrições, a organização realizará a análise e homologação dos atletas classificados para o Pelotão Elite, divulgando posteriormente a lista oficial dos atletas que integrarão este pelotão.
4.7 Os atletas do Pelotão Elite largarão logo após a largada do Pelotão PCD e antes dos demais corredores.
4.8 Os participantes inscritos no Kit Premium – Área VIP terão acesso ao Pelotão Premium, com posicionamento de largada após o Pelotão Elite e antes do Pelotão Geral, proporcionando melhor experiência de largada e maior fluidez no início da prova.
4.9 Os demais atletas inscritos integrarão o Pelotão Geral.
4.10 As disposições deste item aplicam-se exclusivamente à prova principal de 5 km.
4.11 A Corrida Kids será organizada em baterias por faixa etária, em horário próprio, percurso exclusivo e área previamente delimitada pela organização, não se aplicando à prova infantil a divisão em pelotões prevista para a corrida principal.
5. DAS REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO
5.1 Tempo máximo da prova
A corrida terá duração máxima de 1h30 (uma hora e trinta minutos). Após esse período, a área de chegada e seus serviços poderão ser desativados.
O atleta que não estiver dentro do tempo limite em qualquer ponto do percurso poderá ser retirado da competição, sendo sua participação considerada encerrada, devendo deixar o percurso e observar as orientações da organização.
5.2 Segurança
A segurança do evento contará com apoio dos órgãos públicos competentes, sendo disponibilizada equipe de staff e fiscais responsáveis pela orientação e fiscalização dos participantes durante o período máximo de duração da prova. A organização não se responsabiliza por acidentes decorrentes do descumprimento das orientações de segurança por parte dos participantes.
5.3 Atendimento médico
O evento contará com equipe médica e ambulância para atendimento emergencial aos atletas na largada, ao longo do percurso e na área de chegada. Caso necessário, o atendimento médico de continuidade será realizado na rede pública de saúde, conforme disponibilidade do sistema.
5.3.1 O participante ou seu responsável poderá optar por outro sistema de atendimento médico, ficando a organização isenta de qualquer responsabilidade quanto à remoção, transferência, atendimento médico e procedimentos posteriores.
5.4 Impedimentos legais
Atletas suspensos ou impedidos de competir por decisão da World Athletics, da Confederação Brasileira de Atletismo, da Federação de Atletismo de Mato Grosso, da Justiça Desportiva ou da Justiça Comum não poderão participar da competição.
Caso a inscrição seja realizada mediante omissão ou fraude, a inscrição e eventual classificação serão automaticamente anuladas.
5.4.1 Desclassificação
O atleta será desclassificado nos seguintes casos:
a) troca de número de peito ou chip eletrônico;
b) cessão do número de peito ou chip a outro atleta inscrito ou não inscrito;
c) não utilização do número de peito de forma visível na parte frontal da camiseta;
d) não passagem pelos pontos de controle do percurso;
e) largada antes da autorização da direção de prova;
f) invasão da área de largada ou ultrapassagem de grades de contenção;
g) cortar caminho, receber auxílio irregular ou obter qualquer vantagem indevida.
5.5 Cachê
Não haverá pagamento de cachê ou ajuda de custo para atletas participantes.
5.6 Atletas convidados
A organização reserva-se o direito de convidar atletas ou equipes especiais para participação no evento.
5.7 Aceitação do regulamento
Ao efetuar sua inscrição, o participante declara que leu, compreendeu e aceitou integralmente este regulamento, bem como concorda com o Termo de Responsabilidade, a Declaração de Condição de Saúde e a Autorização de Uso de Imagem e Voz, documentos que passam a integrar este regulamento.
5.8 Caráter da inscrição
A inscrição é pessoal e intransferível. Caso seja identificada transferência do número de peito ou chip, o atleta inscrito e o portador poderão ser desclassificados da prova.
5.9 Forma de inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site www.morro-mt.com.br.
Poderão existir pontos de apoio para orientação e auxílio ao processo de inscrição online.
5.10 Veracidade das informações
Ao inscrever-se na prova “CORRENDO COM BARBIE AVENTUREIRA”, o participante declara que as informações fornecidas são verdadeiras, responsabilizando-se civil e criminalmente por eventuais irregularidades.
5.11 Encerramento das inscrições
As inscrições serão encerradas 3 (três) dias antes da realização da prova, ou antes disso caso seja atingido o limite técnico de 3.000 (três mil) participantes, podendo este prazo ou limite ser alterado pela organização.
5.12 Fraude
Caso seja comprovada fraude nas informações prestadas, o atleta será desclassificado e poderá responder por crime de falsidade ideológica ou documental.
5.13 Cancelamento ou desistência
O valor da inscrição não será devolvido em caso de desistência do participante, salvo nas hipóteses previstas em lei ou em caso de cancelamento definitivo do evento pela organização.
Em caso de adiamento do evento, a inscrição será automaticamente transferida para a nova data, não sendo devido reembolso, salvo disposição legal em contrário.
Caso o participante não possa comparecer na nova data, não haverá devolução do valor pago, ressalvadas as hipóteses previstas em lei.
5.14 Valores de inscrição
Público Geral
Lote Promocional (até 10/04/2026)
Kit Participação – R$ 89,00
Kit Barbie Corredora – R$ 139,00
Kit Masculino – R$ 139,00
Kit Premium – Área VIP R$ 249,00
1º Lote (até 30/04/2026)
Kit Participação – R$ 109,00
Kit Barbie Corredora – R$ 159,00
Kit Masculino – R$ 159,00
Kit Premium – Área VIP R$ 269,00
2º Lote (até 31/05/2026)
Kit Participação – R$ 119,00
Kit Barbie Corredora – R$ 169,00
Kit Masculino – R$ 169,00
Kit Premium – Área VIP R$ 279,00
3º Lote (até 12/06/2026)
Kit Participação – R$ 139,00
Kit Barbie Corredora – R$ 189,00
Kit Masculino – R$ 189,00
Kit Premium – Área VIP R$ 299,00
Corrida Kids
Lote Único (apenas 100 inscrições)
Kit Corrida Kids – R$ 149,00
Será acrescida taxa administrativa da plataforma de inscrição.
Público PCD
Inscrição gratuita conforme item 5.16.
5.14.1 Os lotes poderão ser encerrados antecipadamente em caso de esgotamento das vagas disponibilizadas para cada fase de inscrição.
5.15 Inscrições para Pessoas com Deficiência (PCD)
5.15.1 As inscrições para pessoas com deficiência serão gratuitas, limitadas a 10% do total de vagas, conforme legislação vigente.
5.15.2 O atleta PCD terá direito ao kit participação, composto por:
Caso necessário, o benefício poderá ser estendido a um acompanhante.
5.15.3 A retirada do kit será realizada mediante apresentação de laudo médico ou documento oficial que comprove a deficiência.
5.15.4 Para concessão da gratuidade poderá ser solicitada comprovação de renda de até três salários mínimos, conforme legislação estadual aplicável.
5.16 Inscrições da Corrida Kids
As inscrições da Corrida Kids serão realizadas na forma, prazos, condições e limites definidos pela organização, exclusivamente por pai, mãe ou responsável legal da criança participante.
5.17 A inscrição da Corrida Kids é pessoal, individual e intransferível, não sendo permitida a substituição de participante após a confirmação da inscrição, salvo a critério da organização.
5.18 O responsável legal declara, ao efetuar a inscrição da criança, que esta se encontra em condições físicas e de saúde adequadas para participação na atividade, assumindo integral responsabilidade por sua participação.
5.19 A Corrida Kids terá tempo apenas operacional, conforme a dinâmica de cada bateria, podendo a organização interromper, ajustar ou encerrar qualquer largada ou percurso por motivo de segurança, condições climáticas, excesso de participantes ou necessidade técnica.
5.20 A organização poderá limitar o número de participantes da Corrida Kids por faixa etária, bateria ou no total geral, conforme critérios técnicos, operacionais e de segurança.
5.21 Em razão do caráter recreativo da Corrida Kids, a organização poderá adaptar distâncias, ordem das largadas, quantidade de baterias, fluxo de entrada e saída dos participantes e demais aspectos operacionais, sempre que necessário à segurança e ao bom andamento do evento.
6. DOS KITS E DA ENTREGA DE KITS
6.1 Composição dos kits
Kit Participação
Kit Barbie Corredora
Kit Masculino
Kit Premium – Área VIP
Kit Corrida Kids
6.2 Datas de entrega
A entrega dos kits ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho de 2026, em local a ser divulgado no site oficial www.morro-mt.com.br e nas redes sociais oficiais do evento:
Horários previstos:
Sexta-feira – 13h às 20h
Sábado – 10h às 17h
O atleta que não retirar o kit na data e no horário estabelecidos perderá o direito de participar da prova e de receber o kit.
6.3 Entrega de kits no dia da prova
Não haverá entrega de kits no dia da realização da prova.
6.4 Retirada de kits
A retirada do kit deverá ser realizada mediante apresentação de:
6.4.1 A retirada do kit da Corrida Kids deverá ser realizada exclusivamente por pai, mãe ou responsável legal, mediante apresentação de documento oficial com foto e do comprovante de inscrição, podendo a organização solicitar documento da criança inscrita.
6.5 Retirada por terceiros
Os kits poderão ser retirados por terceiros, desde que maiores de 18 (dezoito) anos, mediante apresentação de procuração simples assinada pelo atleta, acompanhada de cópia do documento oficial de identidade do atleta inscrito, documentos que poderão ser retidos pela organização para fins de controle.
6.6 Número de peito
O número de peito deverá ser fixado na parte frontal da camiseta e mantido visível durante todo o percurso da prova.
6.7 Conferência de dados
No momento da retirada do kit, o atleta deverá conferir seus dados cadastrais, não sendo aceitas reclamações posteriores.
6.8 Responsabilidade sobre o kit
Após a retirada do kit, o atleta é responsável pela guarda e correta utilização de todos os itens recebidos.
6.9 Uso do chip
O chip de cronometragem será entregue juntamente com o kit e deverá ser utilizado durante toda a prova.
6.10 Não retirada do kit
O atleta que não retirar o kit no prazo e local estabelecidos ficará impedido de participar da prova, não havendo entrega posterior.
6.11 Conservação do chip
O chip é descartável e estará fixado ao número de peito, não devendo ser dobrado, rasurado ou danificado, sob pena de não registro do tempo.
6.12 Obrigatoriedade do chip
O uso do chip de cronometragem é obrigatório, sendo automaticamente desclassificado o atleta que não o utilizar ou que não registrar passagem nos pontos de controle.
6.12.1 As disposições relativas ao uso obrigatório de chip de cronometragem aplicam-se à prova principal de 5 km, não se aplicando à Corrida Kids, salvo disposição expressa em contrário divulgada pela organização.
7. DA PARTICIPAÇÃO
7.1 Comparecimento à largada
Os atletas inscritos deverão comparecer ao local da largada com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, momento em que poderão ser repassadas as instruções finais pela organização da prova.
7.2 Conhecimento do percurso
É obrigação do participante conhecer previamente o percurso da prova e cumprir integralmente o trajeto demarcado pela organização.
O percurso oficial será divulgado previamente por meio das redes sociais oficiais do evento e demais canais de comunicação da prova:
7.3 Auxílio externo
Não será permitido qualquer tipo de auxílio externo ao atleta durante a prova, exceto aquele prestado pela equipe oficial da organização.
A participação na prova principal de 5 km é estritamente individual, sendo proibido o acompanhamento por terceiros não autorizados durante o percurso.
7.4 Responsabilidade por equipamentos
O participante declara estar ciente de que todo material e equipamento necessários para sua participação no evento são de sua inteira responsabilidade, tanto na obtenção quanto na guarda e utilização durante a prova.
7.5 Participação na Corrida Kids
A participação na Corrida Kids será permitida exclusivamente às crianças regularmente inscritas, dentro da faixa etária correspondente à categoria escolhida, acompanhadas por pai, mãe ou responsável legal na arena do evento.
7.6 O responsável legal deverá permanecer no local do evento durante toda a realização da bateria da criança sob sua responsabilidade, inclusive nas áreas de concentração, largada, chegada e dispersão.
7.7 O percurso da Corrida Kids será exclusivo, isolado e delimitado pela organização, sendo vedada a participação de crianças fora da bateria correspondente à sua faixa etária.
7.8 A organização poderá impedir a largada ou determinar a retirada de qualquer participante da Corrida Kids que esteja em desacordo com as regras de segurança, sem prejuízo da integridade física da criança e dos demais participantes.
7.9 Não será permitido qualquer comportamento do responsável legal ou de terceiros que comprometa a segurança, a organização, o andamento das baterias ou a integridade das crianças participantes, podendo a organização adotar as medidas cabíveis para preservação da ordem e da segurança do evento.
8. DA PREMIAÇÃO
8.1 Medalha de participação
Todos os atletas regularmente inscritos que cruzarem a linha de chegada de forma legal, dentro do tempo limite estabelecido e sem descumprimento deste regulamento, receberão medalha de participação.
Para retirada da medalha e, se houver, participação em sorteios de brindes ou promoções, o atleta deverá estar portando o número de peito com a respectiva senha destacável.
Será entregue apenas 01 (uma) medalha por atleta inscrito.
8.1.1 Medalha de participação – Corrida Kids
Todos os participantes regularmente inscritos na Corrida Kids que concluírem o percurso correspondente à sua faixa etária, de acordo com as orientações da organização, receberão medalha de participação.
8.1.2 A Corrida Kids terá caráter recreativo, não sendo obrigatória a apuração oficial de tempo ou classificação geral, salvo se a organização divulgar previamente formato diverso para determinada bateria ou categoria.
8.1.3 A organização poderá, a seu exclusivo critério, realizar reconhecimento simbólico, entrega de brindes, troféus comemorativos ou premiações especiais na Corrida Kids, sem que isso gere obrigação de premiação financeira ou classificação técnica oficial.
8.2 Premiação – Categoria Geral
Os atletas classificados do 1º ao 5º lugar da Categoria Geral, nas categorias Masculino e Feminino, na distância de 5 km, receberão premiação conforme abaixo:
8.2.1 Classificação Geral – 5 km (Masculino e Feminino)
Classificação | Premiação |
|---|---|
1º Lugar | Troféu + voucher de R$ 1.000,00 para utilização em artigos esportivos na loja patrocinadora |
2º Lugar | Troféu |
3º Lugar | Troféu |
4º Lugar | Troféu |
5º Lugar | Troféu |
8.3 Forma de pagamento da premiação
O prêmio do 1º lugar geral masculino e feminino será concedido na forma de voucher para aquisição de artigos esportivos, para utilização na loja patrocinadora Beto Sports.
O voucher será disponibilizado em até 5 (cinco) dias úteis após a realização da prova, mediante apresentação dos documentos que comprovem os dados informados na inscrição.
A entrega do voucher será formalizada mediante recibo assinado pelo atleta premiado, não cabendo ao atleta qualquer reivindicação posterior.
8.4 Critério de classificação
As 5 (cinco) primeiras colocações da classificação geral, masculino e feminino, serão definidas por ordem de chegada (tempo bruto).
8.4.1 Em caso de empate na classificação, serão adotados os critérios técnicos definidos pela cronometragem oficial do evento, observadas as regras aplicáveis da modalidade.
8.5 Cerimônia de premiação
Realização e Organização:
Caroline Heming dos Santos – CPF 038.379.271-13
Contato:
(65) 99940-5347
carolheming25@gmail.com