3ª MEIA MARATONA DO CIOPAER - “VOANDO BAIXO”

 REGULAMENTO GERAL

3ª MEIA MARATONA DO CIOPAER - “VOANDO BAIXO”


1. FINALIDADE

1.1 O presente regulamento tem por finalidade estabelecer as normas a serem cumpridas pelos atletas que participarão da 3ª MEIA MARATONA DO CIOPAER, “VOANDO BAIXO”, evento que faz parte das comemorações dos 20 anos de aviação de Segurança Pública no Estado de Mato Grosso.


2. A PROVA

2.1 A 3ª MEIA MARATONA DO CIOPAER, “VOANDO BAIXO” será realizada nos dias 14 (KID’s) e 15 de julho de 2018. Será organizada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Mato Grosso – CIOPAER/SESP, com execução a cargo da Associação Desportiva do Ciopaer (Ninho das Águias) e da Federação de Atletismo do Estado de Mato Grosso.


3. PERCURSOS

3.1 Percursos de 21 km, 12 km, 7 km Conforme Croqui (anexo) e Kid’s.


4. LARGADA

4.1 As corridas Kid’s serão realizadas a partir das 16h do dia 14/7, obedecendo à ordem crescente das idades das faixas etárias.

4.2 As corridas do dia 15/7 terão início com largada às 06h00min para o percurso de 21 km e às 06h30min para os percursos de 12 km e 7 km, ambas em pelotão único, para ambos os sexos, com exceção aos portadores de necessidades especiais, cuja largada será às 06h20min.


5. NSCRIÇÕES E PRAZOS

5.1 As inscrições para a 3ª MEIA MARATONA DO CIOPAER, “VOANDO BAIXO” estarão abertas a partir do dia 09 de abril de 2018, até o limite máximo de 2000 (Dois mil) atletas participantes ou até o dia 24 de junho de 2018, o que for alcançado primeiro.

5.2 As inscrições individuais serão feitas pela INTERNET no site www.morro-mt.com.br.

5.3 O valor das inscrições serão divididos da seguinte forma:

 

Datas

Valor 7KM

Valor 12KM

Valor 21KM

1º Lote

09/04/2018 a 25/04/2018

R$ 70,00

R$ 75,00

R$ 80,00

2º Lote

26/04/2018 a 15/05/2018

R$ 75,00

R$ 80,00

R$ 85,00

3º Lote

16/05/2018 a 24/06/2018

R$ 80,00

R$ 85,00

R$ 90,00

5.4 Para a 3ª Voando Baixo Kid’s a inscrição será de R$ 50,00 (cinquenta reais). Ambas as inscrições ocorrerão no período entre 09/04/2018 até o dia 24/06/2018. As inscrições por equipes (assessorias) serão realizadas diretamente no CIOPAer com a Comissão Organizadora.

5.5 Aos participantes/atletas com idade igual ou superior a 60 anos será proporcionado desconto de 50% no valor da inscrição;

5.6 Nos percursos 12 e 21 Km só serão aceitas as inscrições de atletas com idade mínima de 18 anos, considerada a idade do atleta em 15 de julho de 2018.

5.7 CONDIÇÕES PARA OS ATLETAS MENORES de 18 anos:

5.7.1 A participação dos atletas menores de 18 anos será permitida a partir dos 15 anos, completos no dia da prova (15/07/2018), para o percurso de 7 Km. Para atletas menores de 15 anos será realizada a 3ª Voando Baixo Kid’s no dia 14/7. Os atletas menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita e com firma reconhecida dos pais ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de identidade do responsável e do menor que será retido pela organização no momento da retirada do kit. Atletas menores de 12 (doze) anos somente poderão participar se estiverem devidamente acompanhados dos seus pais ou responsáveis no dia da corrida.


6. CATEGORIAS E REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

Poderão participar atletas de ambos os sexos e com idades mínimas de 4 anos (Kid’s), de 15 anos (7 Km) e 18 anos (12 e 21 Km), conforme descrito nos itens 5.5 e 5.6.1 deste regulamento, inscrevendo-se na PROVA nas seguintes categorias: ATLETAS CATEGORIA GERAL (masculino e feminino), POR FAIXA ETÁRIA (masculino e feminino), ATLETAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS e KID’s (masculino e feminino). A Categoria Segurança Pública é exclusiva para integrantes das Policia Militar, Policia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas, prova esta exclusiva nos 21 KM

6.1 ATLETAS ESPECIAIS: A Organização da Corrida não organizará categorias para pessoas portadoras de deficiências, contudo todos que se enquadrarem nas categorias descritas abaixo poderão participar do evento como convidado, com inscrição gratuita, sendo necessário, porém apresentar atestado médico.

6.1.1 CADEIRANTES: Considera o atleta que participa da competição com o auxílio de Cadeira de Rodas (não motorizada) e sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da Organização nenhuma restrição quanto a peso ou dimensões, desde que, seja uma cadeira de competição/esportiva, não sendo permitido cadeiras de uso social (diário). É obrigatório o uso de capacete.

6.1.2 DEFICIENTES VISUAIS: Considera o atleta com comprovada limitação visual, sendo que este deverá participar da competição com um ATLETA guia, este acompanhante deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das CATEGORIAS. Devendo estar unido ao guia por cordão (que deverá ter 0,50m de comprimento) a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na CHEGADA.

6.1.3 DEFICIENTES FÍSICOS: Considera o atleta com deficiência no (s) membro (s) inferior (es) que comprovadamente dificultem seu caminhar ou correr ou que corram com próteses especiais, ou que utilizam bengalas, muletas, andador, etc.

Atestado Obrigatório

OBS: Os Atletas especiais para validar a sua inscrição deverão apresentar “obrigatoriamente” o “original” da declaração médica em receituário próprio, com data atual além de assinada e com carimbo do CRM do médico que o enquadre em uma das CATEGORIAS ATLETAS ESPECIAIS, disponível acima. Este atestado deverá ser entregue, no CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES AÉREAS- CIOPAER, Aeroporto Internacional Marechal Rondon – Hangar do Estado, Av Governador Ponce de Arruda, bairro Jardim Aeroporto, Várzea Grande – MT ,Cep 78.110-971

6.2 ATLETAS CATEGORIA GERAL: O atleta que não se enquadrar no critério de Atletas Especais descrito anteriormente participará da competição na categoria geral e por faixas etárias conforme descrito neste regulamento.


7. REGRAS GERAIS

7.1 Informações: A Organização não se responsabiliza pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição, cabendo ao atleta ou ao responsável o ônus por qualquer item que afronte o regulamento do evento. Mediante a constatação de fraude na inscrição, o atleta será desclassificado sem nenhum direito a recurso.

7.2 Declaração de saúde: Ao se inscreverem no evento, através do preenchimento e assinatura das fichas de inscrição ou equivalente (ofícios, listagens de equipes), os participantes estarão automaticamente se declarando aptos e devidamente preparados para participar, tornando isentos; a Organização, os patrocinadores, os apoiadores e demais órgãos públicos ou privados envolvidos no evento, em seu nome e seus sucessores, de quaisquer problemas de saúde que porventura ocorram a eles em função da participação no evento, bem como, se declaram conhecedores dos itens deste regulamento e com os quais concordam plena e integralmente.

7.3 Ao participar do evento o atleta assume a responsabilidade pelo fornecimento de seus dados, aceita integralmente o Regulamento Geral da Prova, participando por livre e espontânea vontade e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, treinamento, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.

7.4 Ao participar deste evento, o atleta cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de renda a organização do evento, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com os direitos de televisão, impressos, internet ou outros meios eletrônicos, podendo a mesma, inclusive, ceder, a quem melhor lhe aprouver, gratuitamente ou não.

7.5 Serão colocados à disposição dos participantes inscritos os serviços de sanitários (banheiros químicos) e guarda-volumes, devidamente sinalizados, na região de largada/chegada.

7.6 A Organização recomenda que não sejam deixados valores nos guarda-volumes (Exemplo: relógios, celulares, roupas e acessórios de alto valor, cartões de crédito, cheques, dinheiro etc.), por tratar-se de um serviço de cortesia.

7.7 Não haverá reembolso por parte da Organização, bem como de seus patrocinadores, apoiadores oficiais e parceiros de segmento, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes do evento, independente de qual for o motivo, nem por extravio de materiais ou prejuízo que eventualmente os atletas venham a sofrer durante a participação na prova.

7.8 A Organização poderá suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior.

7.9 Atendimento médico: Haverá unidades móveis de atendimento médico ao longo do percurso, incluindo largada e chegada;

7.10 Postos de hidratação: Serão disponibilizados postos de abastecimento na área de largada, nos percursos não ultrapassando 2,5 Km; entre cada posto, e na área de chegada;

7.11 Reclamação e protesto: Quaisquer reclamações ou protestos somente serão aceitos por escrito à organização do evento até 30 minutos após a divulgação do resultado oficial parcial, ou seja, o resultado que contenha a classificação do 1º ao 3º colocados - geral e por faixa etária.

7.12 Todos os atletas deverão passar por pontos de controle nos seus respectivos percursos sob pena de desclassificação por não cumprimento de regra. Os pontos de controle serão eletrônicos ou por controle de fitas, o atleta que não apresentar passagem por controle eletrônico ou que não apresentar as fitas de controle estará automaticamente desclassificado.

7.13 Seguro: Destina-se exclusivamente aos competidores.

7.13.1 Limite de idade: Não haverá limite máximo de idade para ingresso no seguro.

7.13.2 Coberturas, Período e perímetro de cobertura: A cobertura deste seguro se restringe ao evento “3ª Meia Maratona do CIOPAer”, durante e no local de realização da prova e terminará no momento em que o segurado deixar o referido local ou após o encerramento da prova.

7.14 Sorteio: Será Realizado o sorteio de 01 motocicleta entre os atletas participantes com inscrições validadas/pagas, sendo obrigatória a presença do ganhador no momento do sorteio, sendo que este será realizado no mesmo local direcionado a entrega das premiações.


8. REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO 8.1 A corrida terá duração máxima de 3h (três horas) para o percurso de 21 km e duração máxima de 2h (duas horas) para os percursos de 12 km e 7 km, sendo a área da linha de chegada, seus equipamentos e serviços desligados/desativados após este período. O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor.

8.2 A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e a coordenação proverá pessoal para a orientação aos participantes.

8.3 Para os casos de emergência serão disponibilizados serviço de ambulância para os participantes. O atendimento médico de emergência será efetuado em hospitais da rede pública na cidade de Cuiabá e Várzea Grande.

8.4 Impedimento legal

Quando um atleta for declarado suspenso ou impossibilitado de participar de provas pela IAAF, CBAt, FAMT, Justiça Desportiva ou, ainda, pela Justiça Comum, não poderá ser inscrito na competição. Caso venha conseguir a inscrição por meios ilegais, omitindo sua condição de “suspenso” ou “impossibilitado”, sua inscrição e eventual classificação serão consideradas sem efeito.

8.5 Desclassificação – o atleta será desclassificado nos seguintes casos:

8.5.1 quando houver troca de número ou do chip eletrônico;

8.5.2 ceder o número, chip eletrônico a outro atleta inscrito ou não inscrito na prova;

8.5.3 deixar de passar nos pontos determinados como “postos de controles”;

8.5.4 largar antes da autorização do diretor da prova; pular grades ou adentrar a pista ilegalmente durante a largada;

8.5.5 empurrar, cortar caminho, pegar carona ou outras formas de burlar as normas da prova para alcançar qualquer tipo de vantagem;

8.5.6 desacatar outro atleta, o público, a arbitragem ou os organizadores.

8.6 Não haverá pagamento de cachê para nenhum ATLETA.

8.7 A Organização reserva-se o direito de incluir no evento ATLETAS especialmente convidados.

8.8 A idade a ser considerada, obrigatoriamente, para efeito de classificação por faixa etária é a que o atleta terá em 15 de julho de 2018.


9. DO KIT E SUA RETIRADA*

9.1 O kit contempla as seguintes peças:

9.1.1 Camiseta alusiva ao evento, manga curta para atletas inscritos na corrida kid´s, 7K e 12K e 21K.

9.1.2 Chip eletrônico; e número de inscrição, mais conhecido como “número de peito”, com abas destacáveis para retirada da medalha e concorrer a sorteio de brindes;

9.1.3 Os atletas inscritos na prova de 21 k terão a opção de manga cumprida para a camiseta. Tal decisão devera ser selecionada no ato da inscrição dos que desejarem, não sendo selecionada tal opção, o atleta recebera a camiseta de manga curta.

9.1.4 A colocação do chip é de responsabilidade de cada atleta, que deverá verificar o modo correto de inseri-lo no tênis.


10. PREMIAÇÃO

10.1 A premiação para todas as categorias e faixas etárias será feita no mesmo dia e local do evento, 30 (trinta) minutos após a divulgação do resultado oficial parcial de cada prova (resultado que contenha a classificação do 1º ao 3º colocado - geral e por faixa etária).

10.2. DOS PRÊMIOS

CATEGORIAS KID´s

  • Não Haverá premiação nem entrega de troféus, apenas serão entregues medalhas de participação a todos os participantes.

CATEGORIAS - 12 KM e 7 KM

  • 1º Lugar Geral Masculino e Feminino – Troféu e R$ 400;
  • 2º Lugar Geral Masculino e Feminino – Troféu e R$ 200;
  • 3º Lugar Geral Masculino e Feminino – Troféu e R$ 100.

CATEGORIAS - 21 KM

  • 1º Lugar Geral Masculino e Feminino – Troféu e R$ 1000,00;
  • 2º Lugar Geral Masculino e Feminino – Troféu e R$ 500,00;
  • 3º Lugar Geral Masculino e Feminino – Troféu e R$ 250,00.

CATEGORIA SEGURANÇA PUBLICA - 21 KM

A Categoria Segurança Pública é exclusiva para integrantes das Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas, prova esta exclusiva nos 21 KM. Não haverá premiação por faixa etária nessa categoria.

  • 1º Lugar Geral Segurança Pública Masculino e Feminino – Troféu e R$ 500;
  • 2º Lugar Geral Segurança Pública Masculino e Feminino – Troféu e R$ 300;
  • 3º Lugar Geral Segurança Pública Masculino e Feminino – Troféu e R$ 100.

FAIXA ETÁRIA - 7 KM

  • 1º Lugar das faixas etárias - Masculino e Feminino – Troféu;
  • 2º Lugar das faixas etárias - Masculino e Feminino – Troféu;
  • 3º Lugar das faixas etárias - Masculino e Feminino – Troféu;
  • Participante mais idoso - Masculino e Feminino – Troféu.

FAIXA ETÁRIA - 12 KM

  • 1º Lugar das faixas etárias - Masculino e Feminino – Troféu;
  • 2º Lugar das faixas etárias - Masculino e Feminino – Troféu;
  • 3º Lugar das faixas etárias - Masculino e Feminino – Troféu;
  • Participante mais idoso - Masculino e Feminino – Troféu.

FAIXA ETÁRIA - 21KM

  • 1º Lugar das faixas etárias - Masculino e Feminino – Troféu;
  • 2º Lugar das faixas etárias - Masculino e Feminino – Troféu;
  • 3º Lugar das faixas etárias - Masculino e Feminino – Troféu;
  • Participante mais idoso - Masculino e Feminino – Troféu.

CATEGORIA DEFICIENTES FÍSICOS.

  • Para esta categoria não será entregue troféu, contudo a organização estará incentivando a sua participação disponibilizando as inscrições sem custo, além de agraciar todos com medalhas.
  • Observação: Somente haverá a categorização para deficientes físicos na prova de 7 km. Não haverá acúmulo de premiação em nenhuma prova, de modo que os atletas que tiverem recebido premiação geral estarão excluídos da premiação por faixa etária, assim como os atletas premiados nas faixas etárias estarão excluídos da premiação de atleta mais idoso.
  • (*) serão distribuídas medalhas de participação para todos os atletas.
  •  

11. PROVA – CATEGORIA – FAIXA ETÁRIA

11.1 A 3ª MEIA MARATONA DO CIOPAER, “VOANDO BAIXO” será dividida nas seguintes PROVAS, CATEGORIAS E FAIXAS ETÁRIAS:

11.1.1 Prova 21 km - CATEGORIA: Masculino e Feminino

FAIXAS ETÁRIAS – Idade:

  • 18 a 24 anos;
  • 25 a 29 anos;
  • 30 a 34 anos;
  • 35 a 39 anos;
  • 40 a 44 anos
  • 45 a 49 anos;
  • 50 a 54 anos;
  • 55 a 59 anos;
  • 60 anos e acima.

11.2 Prova 12 km - CATEGORIA: Masculino e Feminino

FAIXAS ETÁRIAS – Idade

  • 18 a 24 anos;
  • 25 a 29 anos;
  • 30 a 34 anos;
  • 35 a 39 anos;
  • 40 a 44 anos
  • 45 a 49 anos;
  • 50 a 54 anos;
  • 55 a 59 anos;
  • 60 anos e acima.

11.3. Prova 7 km - CATEGORIA: Masculino e Feminino

FAIXAS ETÁRIAS – Idade

  • 15 a 17 anos;
  • 18 a 24 anos;
  • 25 a 29 anos;
  • 30 a 34 anos;
  • 35 a 39 anos;
  • 40 a 44 anos
  • 45 a 49 anos;
  • 50 a 54 anos;
  • 55 a 59 anos;
  • 60 anos e acima.

11.4. Atleta Com Deficiência – ACD (Prova de 7 km) – Não Haverá premiação nem entrega de troféus, apenas serão entregues medalhas a todos os participantes.

11.4.1 CATEGORIAS DEFICIENTES FISICOS – PROVA 7 km

  • 11.4.1.1. Cadeirante (CAD)
  • 11.4.1.2. Deficiente visual (DEV)
  • 11.4.1.3. Deficiente Físico Andante Membro Inferior (DMAI)
  • 11.4.1.4. Deficiente Físico Andante Membro Superior (DMS)
  • Observação: Somente haverá a categorização deficientes físicos na prova de 7 km.

11.5. Da CATEGORIA KID’s – Provas e Faixas Etárias: As provas Kid’s terão distâncias variadas, aumentando progressivamente a distância conforme a idade e serão divididas por sexo (masculino e feminino) e faixas etárias conforme abaixo:

  • Idade: Distância:
  • 4 a 5 anos 50 m
  • 6 a 7 anos 100 m
  • 8 a 9 anos 150 m
  • 10 a 11 anos 200 m
  • 12 a 13 anos 250 m
  • 14 anos 300 m
  • 11.6. Em nenhuma hipótese haverá premiação em duplicidade.

11.7. Toda a premiação da competição nas Categorias Geral Masculino, Geral Feminino, por Faixa Etária - nos percursos 7 km, 12 km, 21 km - ocorrerá 30 minutos após a divulgação do resultado oficial parcial da prova e os atletas classificados do 1º ao 3º colocados deverão dirigir-se à área do pódio para o recebimento dos respectivos prêmios.


12. CONSIDERAÇÕES FINAIS

12.1 A inscrição firmada pelo atleta importa na declaração de conhecimento e aceitação de todo o conteúdo do presente regulamento, não podendo, via de conseqüência, alegar ignorância ou desconhecimento das condições aqui estipuladas.

12.2 O presente regulamento segue as regras gerais de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo estando devidamente aprovado.

12.1 Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por critério da direção geral da prova, não cabendo qualquer outra apelação.

Várzea Grande-MT, 15 de Março de 2018.


Anexo ao Regulamento da 3ª MEIA MARATONA DO CIOPAER – “Voando Baixo”


PERCURSOS

A corrida será realizada simultaneamente em três percursos, sendo o primeiro de 7 quilômetros, o segundo de 12 quilômetros e o terceiro de 21 quilômetros. Os três percursos serão executados integralmente em trajetos de vias pavimentadas (asfaltadas). A definição do percurso da prova em que irá competir será de livre escolha de cada participante, o qual deverá optar por um dos trajetos ofertados no ato da sua inscrição.

I – O percurso de 7 quilômetros terá sua largada na Rotatória da Av. Chapéu do Sol, no Bairro Chapéu do Sol, onde obedecerá ao trajeto proposto, fazendo-se o contorno próximo à entrada do Condomínio Florais da Mata (Ginco) e retornando na mesma via, concluindo o percurso de 7km no mesmo ponto da Largada/Chegada. A largada para este percurso será às 06:30hs.

II – O percurso de 12 quilômetros terá sua largada na Rotatória da Av. Chapéu do Sol, no Bairro Chapéu do Sol, onde obedecerá ao trajeto proposto, fazendo-se o contorno próximo à rotatória do entroncamento com a Estrada da Passagem da Conceição, retornando pela Av. do Chapéu do Sol, concluindo o percurso de 12 km no mesmo ponto da largada/Chegada. A largada para este percurso será às 06:30hs.

 

III – O percurso de 21 quilômetros (Anexo) terá sua largada na Rotatória da Av. Chapéu do Sol, no Bairro Chapéu do Sol, no sentido Bairro/Centro onde seguirá até o final da referida avenida virando-se para a direita na Estrada da Passagem da Conceição, indo até o entroncamento com a Av. Mário Andreazza, retornando por essa mesma via, sentido passagem da conceição, devendo seguir até aquela referida localidade, retornando pela Estrada da Passagem da Conceição, curvando à direita no entroncamento com a Av. do Chapéu do Sol, e por essa via até o local de largada/Chegada, concluindo o percurso de 21 km no mesmo ponto da largada/Chegada. A largada para este percurso será às 06:00hs.

 

Inscrições em Breve!!!